Início Notícias

Evitando o desperdício de água: saiba como!

Especialista fala sobre importância do consumo consciente do recurso natural

Na história recente, a humanidade tomou ciência da importância da água para a Terra. Enquanto recurso natural, é finito e essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos no ecossistema. Contudo, o gasto excessivo tem aumentado. Um levantamento do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS 2019) apontou que o desperdício de água potável aumentou 59,3% do ano de 2018 para 2019.

Entre outras, as principais formas de desperdício de água em casa, por exemplo, são os banhos demorados, vazamentos nas edificações, as mangueiras e torneiras ligadas sem uso e a lavagem de calçadas e carros, elenca o coordenador de Engenharia Civil do Unipê, o Prof. Dr. Antônio da Silva Sobrinho Júnior.

“É necessário que tenhamos um consumo consciente de água, pois num futuro próximo, com o aumento da população e a escassez de água potável, haverá conflitos para ter acesso a esse recurso natural”, pontua o coordenador.

Evitando o desperdício de água

Para ajudar a diminuir um gasto excessivo do recurso, o professor Antônio deu algumas dicas importantes e que ajudam até a diminuir a conta de água em casa.

Confira:

– Não tome banhos demorados;

– Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar, religando-o somente na hora do enxágue;

– Desligue a torneira ao escovar os dentes;

– Só ligue as máquinas de lavar louças e/ou roupas quando estiverem cheias, pois isso evita o desperdício;

– Preste atenção: conserte de imediato eventuais vazamentos na sua casa;

– Evite lavar o carro com torneiras: use um balde e um pano para limpar o carro;

– Utilize cisternas para fazer a captação e armazenar a água da chuva. Assim, pode-se reutilizar essa água para irrigação, lavagem de piso, entre outros serviços domésticos.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.