Início Notícias

Evite respostas ‘proibidas’ em entrevistas de emprego

O currículo é o cartão de visita do candidato a vagas. É com essa ferramenta que ele demonstra sua capacidade e sua experiência. Na ânsia pela contratação, muitos apelam. “Alguns chegam a mentir na entrevista, mas é muito difícil que um profissional com experiência em Recursos Humanos não perceba”, explica Renata Motone, Coordenadora de Recursos Humanos da Luandre, empresa com 47 anos de atuação no mercado, que atende 200 das 500 maiores empresas do Brasil.

A conclusão da história é a exclusão do candidato da lista de possibilidades de contratação da empresa. Para Motone, além de não apresentar os pré-requisitos necessários, o mentiroso demonstra falta de ética, qualidade cada vez mais prezada no ambiente corporativo — “frente a tudo que se acompanha no noticiário sobre a vida política no Brasil, a última coisa que queremos incentivar é a mentira”.

Saiba quais as mentiras mais comuns e entenda como fazer bem seu próprio marketing sem ter de “maquiar o CV”.

Valor salarial

Há quem minta sobre o salário anterior como forma aumentar o poder de fogo na barganha por um valor maior no próximo emprego. Renata aconselha a não fazer isso porque há uma média salarial para cada cargo e quem seleciona sabe disso: “Ainda estamos num momento de crise, mas ir à mesa de negociação é a melhor maneira. Nunca vimos nenhum caso em que o empregador baixou o salário oferecido porque a pessoa ganhava menos. Os valores já estão estabelecidos previamente”.

Idiomas

“Fluência em língua é outra mentira super frequente”, diz a coordenadora da Luandre — “a questão é que na primeira prova escrita ou entrevista oral já se nota a diferença entre o real e o que se conta no currículo”. Ela aconselha a ser claro quanto às habilidades, linguísticas, afinal, há vagas em que um inglês intermediário ou básico é o suficiente.

Voluntariado

Muitos querem impressionar e acreditam que adicionar experiência como voluntário em causas sociais vai facilitar a contratação, mas não passam autenticidade na entrevista. “A estratégia em vez de contar pontos, joga contra”, esclarece Renata, que acrescenta que este não é um fator decisivo na maior parte dos casos e, portanto, só deve constar no currículo se, de fato, o candidato puder contribuir para a empresa com sua real vivência como voluntário.

Universidade

Como forma de status, candidatos mentem sobre a universidade em que se graduaram, “mas isso é bobagem”, segundo Renata. Há cargos que exigem formação específica, mas o importante é poder comprovar o conhecimento — “onde o candidato cursou a faculdade, não é um ponto decisório”.

Demissão

Não existe problema em admitir que foi demitido. É algo até considerado normal e pode acontecer por uma série de razões. O que se deve evitar é falar mal da empresa anterior, mesmo que a demissão não tenha sido amigável. “Tentar atacar o antigo empregador só gera dúvidas ao selecionador sobre o caráter do candidato. O melhor é ser direto sobre o motivo da demissão e ter uma atitude o mais neutra possível sobre o assunto. Nunca demonstre nervosismo ou raiva neste momento”, aconselha Motone.

Comentários

  • Livia Andrade disse:

    Muito bom o artigo! Me ajudou muito. Obrigada

  • Sacha Melo disse:

    Muito bom este tipo de contéudo.Fico horas e horas lendo este tipo de assunto.

    Vou compartilhar com meus amigos!

    Obrigado!

  • Cristian Fernandes disse:

    a maior dificuldade pra mim é responder ponto fraco e forte também, mas respondo sem medo.

  • Eveline Nascimento disse:

    Percebo que as empresas não aceitam os candidatos, não por conta das poucas experiências contidas no currículo. Mas, sim: por conta da idade e poucas experiências contidas no currículo! E não por conta de mentiras dita no momento da entrevista! Pois, nem sempre dá para notar!!!!!!!!!

  • Evelyn Regina Brito santos disse:

    Quantas vezes o próprio recrutador mente no momento que vai passar um feedback, se tem um sólido estudo acadêmico é muito bom pra concorrer, se é ao contrário é pouco qualificado, antes de exigir sinceridade de nós mesmos, exigiam consigo mesmos.

  • Ana Cleane Lima Esmerio disse:

    Devemos omitir coisas irrelevantes.

  • Ana Cleane Lima Esmerio disse:

    Acredito que devemos omitir coisas irrelevantes.

  • Claudia Carvalho disse:

    Recrutadores, sinceramente, não sei para que tantos obstáculos para contratar um candidato. Facilitar é ainda a melhor maneira. Não sabemos as voltas que a vida dá. Ninguém está seguro e nem livre de ser dispensado.
    Sejamos mais objetivos e humanos.

  • Lucimara disse:

    Pra falar a verdade as empresas não quer dar oportunidade pra as pessoas que querem de verdade trabalhar nem tudo mudo tem dinheiro pra fazer curso e nem faculdade por isso precisam de uma oportunidade para aprender todos merecem uma chance Agora com esse negócio de currículo só quem trabalha e quem tem estudos faculdade e quem tem esperiecia nem todo mundo tem esperiecia em tudo

  • Luciana disse:

    Infelizmente temos que mentir e mentir vem, gourmetizar experiências e falar o que querem, hoje em dia o RH não sabe mais dar chance a um profissional dedicado, honesto e esforçado, mas sim aquele que tem talento em puxar saco e tapetes

  • LUCIANO DA SILVA disse:

    Acredito que o caminho da verdade sempre e melhor.
    A mentira so leva a outra mentira e isso nao deve servir de exemplo a minguem.
    Ter carater integro e olhar no olho de que esta entrevistando falar somente o necessario e estar pronto pra responder o que se pergunta com serenidade e mais do que suficiente.

    Saber aguardar com Paciencia o fed back mostra que a pessoa tem equilibrio.

  • Micheli disse:

    Verdade fiz entrevista tres vezes na mesma empresa e o entrevistador disse que era pra falar a verdade estou desempregada até hoje por falar a verdade

  • Gloriete disse:

    O que estou percebendo é que existe muito preconceito de idade, as empresas estão se aproveitando , marcam seleção, entrevistam quando Verificam a idade não dão nem retorno. Mesmo tendo pontuação elevada nos testes. O fato que a grande maioria das empresas não contrataram pessoas com.mais de 50 anos, num país que não tem aposentadoria garantida
    Não adianta falar a verdade ou mentira o preconceito está muito claro. Além de que estão quase exigindo pós graduação para vendedor de telefone, veículo próprio e trabalho disponível a qualquer horário. A verdade é que os RH muitos recém formados e mal informados. PRECONCEITO EXPLICITO. UMA VERGONHA

  • Osvaldo disse:

    Quem nunca mentiu para se empregar “atire a primeira pedra.O candidato que é qualificado e com experiência anterior vai concorrer a uma das 5 vagas com cinquenta concorrentes e entre estes estão os indicados.Será mesmo que o candidato vai contar toda a verdade??

  • Marques Santana disse:

    Não acredito que a ética seja tão bem quista assim, até pq as empresas falam tanto em qualificação, mas, qd o candidato é bem qualificado é eliminado da disputa. O que as empresas querem é pagar pouco. Então, esperam que vc minta, dizendo que aceita suas condições com um lindo sorriso, e uma feição angelical no rosto. Seu poder de negociação será, sempre, nenhum. Apenas, se contente com a migalha e sorria.

  • Tânia DA silva disse:

    Nunca vamos conseguir entender o porquê não passamos nas entrevistas de emprego, se falo que fui demitido por problema de saúde e não arrumei mais emprego porque meu esposo tb ficou doente sou azarada e não sirvo para a empresa. O que dizer então, qdo a verdade te prejudica na emtrevista?

  • Henrique disse:

    Ednilson Concordo Plenamente com vc

  • Valdinei Luiz de Magalhães disse:

    O fato de ficar nervoso em uma entrevista não significa que a pessoa está mentindo, pode ser timidez

  • Joelzs disse:

    Recrutamento e recrutadores são trabalhos humanos. Eles também erram e muito no processo seletivo
    E o erro maior é nao admitir o seu erro.

  • Carlos Fernando disse:

    A realidade nos momentos que correm é a utilização da mentira para conseguir aquele emprego para a qual não tenho um C. V. Indicado infelizmente tenho amigos que conseguiram empregos fantásticos porque utilizaram a mentira eu no meu C. V. só falo verdade é quando vou a uma entrevista tenho um andicape que é a minha idade e depois ouvimos o seguinte (tem um excelente C. V sendo o mesmo demais para o cargo enfim… Acabei por dizer a pessoa que agradecia mas podia ter sido mais honesto comigO

  • Ednilson disse:

    Eu ainda estou pra ver uma entrevista de emprego que valorize o candidato que diz a verdade. Ou melhor, uma empresa que realmente valorize isso. Conheço amigos mais mentirosos que o Pinóquio que já trabalharam nas melhores empresas da minha cidade e amigos e pessoas,inclusive eu, que só se deram bem depois de aprender a mentir bem

  • Cicero José de Oliveira Genésio disse:

    Eu sou cadastrado na Luandre,E já mais menti em minhas entrevistas,porém fui encaminhado para umas entrevista so que quando falo que sou casado com outro homem á entrevista se encerra e não recebi feedback. Tenho plena certeza que minha sexualidade não atrapalha o meu profissional.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.