A diretoria confirmou, nesta sexta-feira (31), a remarcação da homenagem a Zezito, ex-lateral esquerdo que atuou pelo Botafogo entre os anos de 1968 e 1973. A condecoração a este ídolo do clube acontecerá no próximo domingo (2).
A homenagem foi cancelada quando o jogo entre Botafogo e Náutico teve o local alterado. Mas como prometido, Zezito entra para a lista de talentos que escreveram a história do Belo e que recebem esta lembrança.
Zezito receberá, minutos antes do apito inicial da partida diante do Guarany/CE, um Diploma de Honra ao Mérito e uma camisa com seu nome gravado nas costas. O vice-presidente do Departamento Social, Francisco Di Lorenzo Serpa, e o vice-presidente do clube, Francisco de Assis, irão comanda o ato.
O embate acontece no domingo, às 16h, no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão, e será válida pela quinta rodada da Copa do Nordeste 2014.
Botafogo institui nova Comenda: NININHO – “O Fiapo de Ouro”
A diretoria do Botafogo, através da Vice-Presidência Social, instituiu uma nova condecoração do clube. A partir de agora, os ex-atletas homenageados receberão a Comenda NININHO – “O Fiapo de Ouro”.
Severino Ramos Lins, o Nininho, também carinhosamente chamado por Fiapo de Ouro, nasceu no dia 25 de fevereiro de 1946, em Jaboatão dos Guararapes, cidade do interior de Pernambuco, e faleceu no dia 21 de novembro de 1969, com apenas 23 anos de idade.
“Seus dribles eram desconcertantes, passava por seus adversários com a maior simplicidade e facilidade do mundo, sempre com a camisa de número oito nas costas. Possuía um corpo franzino, era baixo e tinha uma dentadura alvíssima que chamava a atenção”, relembrou o vice-presidente do Departamento Social, Francisco Di Lorenzo Serpa.
“Era ídolo da torcida alvinegra. Era respeitado pelos adversários e elogiado pela imprensa de um modo geral. O seu velório e enterro pararam a capital do estado”, completou Serpa. Este ídolo é sem dúvida representante de uma história de glórias do time mais vezes Campeão Estadual da Paraíba.
Em uma de suas crônicas, o jornalista Carlos Pereira de Carvalho falou cobre o jogador. “Nininho foi um dos jogadores mais perfeitos que vi jogar em minha vida. E olhe que já vi atuar craques como Pelé, Garrincha, Didi, Nilton Santos e outros que para sempre integram a galeria dos maiores jogadores do futebol brasileiro. E é claro que não estou desejando comparar Nininho a nenhum deles. Mas, na sua simplicidade de garoto pobre, vindo de Jaboatão para jogar no Botafogo, enquanto por aqui esteve foi o grande ídolo do Belo e um dos craques de futebol que já passaram por campos nordestinos”.
A Comenda será entregue pela primeira vez no próximo domingo (02), ao ex-lateral esquerdo Zezito, pouco antes do apito inicial da partida diante do Guarany/CE, no Estádio José Américo de Almeida, o Almeidão.