Início Geral

Ex-vereador morre vítima da Síndrome de Guillain-Barré, na Capital

O ex-vereador de Diamante (Sertão do estado, a 450 km de João Pessoa), Raimundo Ângelo da Costa, de 77 anos, morreu, na noite dessa terça-feira (12), vítima de complicações da Síndrome de Guillain-Barré. Ele estava internado há 23 dias no Hospital Ortotrauma, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa. A informação foi confirmada ao Portal Correio por uma nora do ex-vereador, que preferiu não ter o nome divulgado na matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo ela, Raimundo Ângelo apresentou sintomas de zika e chikungunya quando ainda estava em Diamante. Ele foi atendido algumas vezes em hospitais da região, medicado e liberado para voltar para casa. Mas os sintomas não acabaram com o passar dos dias e o ex-vereador piorou.

“Quando ele chegou a João Pessoa, no dia 20 de março, já estava sem falar e sem andar. Foram feitos vários exames e uns 10 dias atrás foi confirmada a Guillain-Barré. O médico disse que a infecção estava muito forte e tinha evoluído para uma encefalite. Também fomos informados que a recuperação do meu sogro seria muito difícil. Ontem [terça-feira], por volta das 22h, recebemos a notícia de que ele não havia resistido”, explicou.

Raimundo Ângelo da Costa era conhecido em Diamante como ‘Raimundo Noel’. Ele foi vereador do município por três mandatos. 

Guillain-Barré

A síndrome é uma doença rara e que pode levar a morte em poucos dias caso a pessoa demore a ser diagnosticada e submetida a tratamento. Na Paraíba, pouco se falava sobre a Guillain-Barré, até que estudos mostraram que ela poderia estar ligada ao zika. Com o surto do vírus no país, os casos da síndrome aumentaram consideravelmente no estado.

A Guillain-Barré é uma reação autoimune do corpo. Quando o organismo percebe a presença de um microorganismo, como vírus ou bactéria, passa a combatê-lo e acaba atacando a si próprio. Os sintomas podem ir de sensação de formigamento nas pernas, chegando até mesmo à paralisia total de membros. 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.