Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Exames ajudam a prolongar vida dos pets; especialista explica

Muito se fala sobre a importância de exames preventivos na infância, na fase adulta e, principalmente, na terceira idade, mas a chamada ‘cultura da prevenção’ ainda não é frequentemente aplicada aos animais de estimação. Na maioria das vezes, os tutores só procuram um especialista quando o pet começa a demonstrar alguns sinais de doenças.

Assim como é importante que as crianças tenham acompanhamento pediátrico, os animais também precisam de supervisão quando nascidos. A ida ao veterinário para um check up pode detectar precocemente doenças que possam ameaçar a saúde e o bem-estar do pet.

De acordo com o médico veterinário Luiz Trevisan, a prevenção não é só check-up, mas também as vacinas, que a maioria se atenta. “Porém, quando se fala em vermifugacão de rotina, muita gente esquece. A prevenção deve ser feita contra pulgas, carrapatos, e mosquitos”.

Os check ups, segundo Trevisan, são importante e devem ser feitos anualmente em pets jovens, semestralmente em adultos e idosos, quando são mais detalhados.

Exames 

Exames de sangue, perfil renal e hepático, além de ultrassonografias, são alguns dos testes que podem ser solicitados de maneira preventiva. “Com o avançar da idade incluímos colesterol, bilirrubina, função do pâncreas e coração (eletro e ecocardiograma)”, explicou o veterinário.

Carência de profissionais

Em João Pessoa, conforme o médico veterinário Luiz Trevisan informou ao Portal Correio, existe uma carência de profissionais que cuidam, de forma regular, da saúde do pet, como alimentação, atividade física, estilo de vida, etc.

“Há uma carência maior ainda em geriatria. Aqui em João Pessoa só eu trabalho com cuidado integrado e não há nenhum geriatra, e mesmo assim a maioria dos meus clientes são emergência e cirurgia; poucos são os que fazem acompanhamento”, explicou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.