Moeda: Clima: Marés:
Início Recomendamos

Exercícios físicos o ano inteiro? Eles devem ser prazerosos

No intuito de garantir a forma física desejada para o verão, muitas pessoas treinam exercícios físicos de forma intensa, seja para perder gordura ou ganhar massa muscular. Ao atingir o resultado estético, elas acabam desistindo da prática regular do exercício durante o resto ano. Mas há também quem não consiga chegar ao objetivo esperado de forma tão rápida, o que pode gerar frustração e levar a pessoa a interromper a atividade.

Para a Profa. Ma. Jennifer Suassuna, do curso de Educação Física do Unipê, a principal razão para esse abandono é a falta de motivação: embora treine para alcançar o corpo desejado, a pessoa começa a ter um desânimo porque não gostou do exercício físico escolhido para o objetivo – e isso acontece para além do verão. Como consequência, a oscilação entre essa prática intensa e a sua parada pode levar a um resultado muito comum: o efeito sanfona.

“Todo mundo tem que entender que as nossas células têm memória, tanto as musculares, que gravam o seu conteúdo muscular, quanto as células de gordura, que gravam o depósito de gordura, porque é a energia que temos”, conta Jennifer. “Se você perde gordura de forma muito rápida ou tem facilidade em ganhar massa muscular, mas não mantém isso, você vai perder massa tão rapidamente quanto ganhou ou vai ganhar toda a gordura que perdeu naquele curto espaço de tempo”, esclarece.

Para continuar se exercitando, o objetivo deve andar ao lado de fatores motivadores, como o convívio social (crossfit e treinamento funcional proporcionam isso) ou a tranquilidade de uma prática mais solitária (musculação). “Não adianta eu fazer musculação porque preciso, eu tenho que gostar de estar naquele lugar”, comenta. “Acredito que a pessoa deve procurar atividades que sejam mais prazerosas para ela, e isso varia muito de pessoa para pessoa. Mas ela tem que estar consciente de que muitas vezes o objetivo não vai acontecer nesse curto espaço de tempo”, atenta.

Além do fator motivacional, a escolha do exercício físico deve se relacionar com os impactos para a saúde – sendo acompanhada por um nutricionista. “Esse foco é muito importante para que a pessoa entenda outros benefícios que vão estar associados àquela prática: melhora da resistência, da força, da flexibilidade e consequentemente das atividades da vida diária”, cita Jennifer, lembrando que até a prevenção de doenças, como hipertensão, diabetes e síndrome metabólica, está atrelada à prática regular de exercícios, sem necessariamente passar pela estética.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.