Moeda: Clima: Marés:
Início Cultura

Exposição ‘Memórias de São João’ abre na próxima segunda-feira

Mostra tem curadoria de Augusto Moraes e envolve mais de dez artistas com trabalhos ligados às raízes nordestinas e paraibanas
Casa da Pólvora
Exposição acontece na Casa da Pólvora (Foto: Divulgação)

Abre, na próxima segunda-feira (1º), às 16h, no Parque Cultural Casa da Pólvora, a exposição ‘Memórias de São João’. A mostra tem curadoria de Augusto Moraes e envolve mais de dez artistas com trabalhos ligados às raízes nordestinas e paraibanas. A exposição fica aberta à visitação até 20 de julho. 

Entre os artistas que participam da exposição estão Babá Santana, Geo Oliveira, Dadá Venceslau, Célia Gondim, Patrícia Lucena, Letícia Lucena, José Filipe, Rodrigues Lima, Laucilene Rocha, Manezinho Araújo e Jorge Sales.
 
O curador Augusto Moraes observa que a arte popular brasileira é multifacetada pelos mais variados costumes das regiões e que a sensibilidade humana, com suas variadas matrizes, faz parte de um grandioso legado, herdado de geração em geração, que contribuiu para a solidificação da arte popular brasileira.
 
Entre os artistas que fizeram história na arte, Moraes cita o mineiro Aleijadinho; os pernambucanos, mestres Vitalino, Nuca e Manuel Eudócio; o mestre Dezinho, no Piauí; Manoel Graciliano, Ciça e Nino, no Ceará; Tota, Paulina Diniz e Miguel dos Santos, na Paraíba.
 
Conforme o curador, a pintura Naif tem ganhado impulso em todo o país. “Representada por uma pintura de traços ingênuos, a classificação designa artistas autodidatas que inventam um jeito pessoal de expressar suas emoções. A Paraíba é um fecundo celeiro da cultura popular. Também por aqui, somos agraciados por numerosos artistas e pintores naifs”, completa.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.