Moeda: Clima: Marés:
Início Cultura

Exposição ‘Povos Originários’ homenageia etnia Tabajaras no Celeiro Espaço Criativo

Exposição contará com peças de cerâmica produzidas pelos próprios artesãos Tabajaras e obras de artistas convidados abordando a temática indígena
Exposição
Foto: Divulgação/Secom-JP

Em alusão ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, os indígenas Tabajaras serão homenageados em exposição intitulada ‘Povos Originários’, no Celeiro Espaço Criativo Cantor Gabriel Diniz, com abertura prevista para segunda feira (18), às 18h30. A exposição contará com peças de cerâmica produzidas pelos próprios artesãos Tabajaras e obras de artistas convidados abordando a temática indígena. A exposição fica aberta a visitação pública até 15 de julho.

“Esta mostra é uma homenagem aos povos indígenas, em especial à etnia Tabajara, em virtude do reconhecimento a luta pelo seu território”, explicou Ilson Moraes, curador do Celeiro. Devido a constantes conflitos, a etnia Tabajara tem um histórico de sucessivas migrações dentro da microrregião do Litoral paraibano. Há registros da ocupação dos Tabajaras nos municípios de Conde, Alhandra, Santa Rita, Bayeux, Pitimbu e João Pessoa.

Segundo Moraes, o trabalho das cerâmicas indígenas está atrelado às memórias históricas e culturais dos povos Tabajaras e reproduzem a beleza e o fazer artístico desse povo ao longo dos anos. “É um trabalho forte, autêntico e rudimentar que resgata memórias ancestrais. Eles não usam produtos industrializados, a argila é da região e as tintas são produzidas por eles. Além disso, não usam torno e a queima das peças é feita artesanalmente”.

Além da cerâmica, os indígenas vão expor colares, brincos e cocares e os visitantes terão, ainda, a oportunidade de adquirir produtos cultivados tradicionalmente em terras Tabajaras, como feijão, fruta-pão e macaxeira.

Os artistas convidados para participar da amostra são os seguintes: Ana Viana, Analice Uchôa, Aneruce Marques, Camila Miranda, Célia Godim, Claudia Verônica, Jorge Paiva, João Batista Filho, Letícia Lucena, Patrícia Lucena, Raísse Herculano, Rose Catão, Sílvio Feitosa e Soênia Rodrigues.

Celeiro Espaço Criativo

O Celeiro está localizado na Avenida João Cirilo da Silva, 850 – Altiplano Cabo Branco, na Zona Leste de João Pessoa. O espaço, voltado para incentivar o artesanato paraibano e a descoberta de novos talentos, foi inaugurado em 2018. Depois foi reinaugurado e ganhou o nome Cantor Gabriel Diniz, artista radicado na Paraíba que morreu em acidente de avião em 2019.

Outra exposição

A população ainda pode conferir outra exposição no local. Até o mês de maio, o Celeiro mantém a exposição ‘Litoral’, que reúne o trabalho de 29 artesãos, entre eles o grupo ‘Sereias da Penha’. A mostra, fruto de parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Sebrae, se divide em três grupos: artes feitas com cerâmica, couro e reciclagem de metal; crochê, macramê, tricô e patchwork e o terceiro reaproveita materiais oriundos do mar, como conchas e mariscos.

Palavras Chave

CulturaJoão Pessoa

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.