Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Exposição prolongada ao sol pode antecipar catarata, alerta especialista

A exposição prolongada ao sol pode antecipar o surgimento de catarata. O alerta é da médica oftalmologista Denise Freire Medeiros.

De acordo com a especialista, no verão as pessoas procuram se proteger dos raios solares, mas acabam esquecendo-se de cuidar dos olhos. Drª Denise lembrou que esses cuidados não devem se restringir apenas no período de verão, principalmente para pessoas que moram em localidades como a região Nordeste, onde a incidência de raios solares é presente quase o ano inteiro.

Uma das maneiras de ficar protegido dos raios UVA e UVB, segundo a médica, é fazendo uso de óculos escuros com certificação. Drª Denise disse que para isso, as pessoas precisam adquirir produtos originais, com selo de qualidade, e que tenham efetivamente filtro protetor contra radiação. “Nem todos os óculos escuros possuem esse filtro, por isso é importante adquirir esses produtos de um fornecedor confiável”, ressaltou.

Drª Denise disse que para saber se os óculos possuem o filtro adequado ou não basta levar o produto a uma clínica especializada e verificar a procedência das lentes.

Riscos no uso de ‘produtos piratas’

A especialista também fez um alerta para os riscos que o uso de lentes de procedência duvidosa podem causar. Segundo ela, se uma lente não possuir a proteção contra os raios UVA e UVB, vão permitir que a incidência solar penetre nas estruturas internas dos olhos, podendo causar danos irreversíveis para a visão. “Esses raios podem atingir e provocar queimaduras em áreas retinianas, degenerando não só a retina, mas o cristalino. Essa incidência vai envelhecer de forma precoce essa estrutura e causar a catarata precoce”, afirmou.

Doenças mais comuns no verão

Drª Denise Freire Medeiros lembrou que em épocas quentes, quando há grandes aglomerações de pessoas, algumas doenças se propagam com mais facilidade, como é o caso das conjuntivites.

Segundo ela, é preciso redobrar os cuidados e a higiene para evitar contrair essas doenças. “Nessa época é comum termos grandes aglomerações em piscinas e praias, por isso a própria água pode favorecer para a transmissão. É importante o uso de colírios e lubrificantes, prescritos por um médico, para evitar o olho vermelho, o olho irritado, e até a própria conjuntivite”, arrematou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.