Moeda: Clima: Marés:
Início Saúde

Falta de atenção aos rótulos dos produtos põe em risco a saúde do coração

Especialista alerta que consumo de alimentos com excesso de sódio, açúcar e gordura causa impacto no sistema cardiovascular
Rótulo alimento
(Foto: Divulgação)

Muitas vezes, por puro desconhecimento, alimentos com índices elevados de gordura, açúcar e sal são consumidos por milhões de pessoas. Para manter a saúde do coração, porém, é necessário dedicar um pouco mais de atenção aos rótulos dos produtos, segundo o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos.

Autor do livro “O coração gosta de coisas boas”, o médico lembra que, na hora de adquirir um alimento, é necessário saber de fato o que está sendo colocado na sacola. Daí a importância de conferir as letrinhas miúdas na embalagem de cada produto.

Conforme Valério, estima-se que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte em todo o mundo. “Uma verdadeira epidemia cardiovascular vem sendo gradativamente instalada nos países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Uma das melhores formas de evitar o aumento dessas doenças é por meio da prevenção, inclusive com o hábito da alimentação saudável”, diz.

Para o cardiologista, até pode ser chato fazer compras conferindo cada rótulo, mas é uma atitude necessária para manter a saúde do coração. “Nos rótulos, constam informações importantes sobre os alimentos, desde a lista de ingredientes à tabela nutricional. Informação que deveria orientar as nossas escolhas”, explica Valério Vasconcelos.

O especialista orienta que, ao ler um rótulo, você precisa observar, por exemplo, as informações que aparecem nas primeiras posições. “Os primeiros elementos que constam da lista de ingredientes são, justamente, os que estão sempre em maior quantidade. Se os primeiros ingredientes da lista no rótulo de um produto forem açúcar, gordura e sal, fique atento! Isso significa que você deve deixá-los de lado e buscar alternativas mais saudáveis”, comenta.

Tal orientação precisa ser levada a sério, afinal, a médio e longo prazo, o excesso de sódio, açúcar e gordura causa impacto no sistema cardiovascular. “Pesquisas comprovaram que o consumo excessivo do sódio contido no sal pode provocar doenças como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais (AVC, ou derrame) e hipertensão”, explica Valério.

O cardiologista reforça que o excesso de gorduras saturadas também aumenta, de forma significativa, o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e de obesidade. “Enquanto o açúcar pode facilitar o aparecimento de problemas que vão da cárie dentária à obesidade e ao diabetes”, pontua.

Valério acrescenta que não vale ler apenas o rótulo dos alimentos para identificar palavras como doces, biscoitos recheados, bolos e chocolates. “Você deve prestar atenção a outras questões também. Uma delas é que os açúcares podem ser encontrados nos alimentos salgados, tais como molho de tomate, pães e ketchup. E até biscoitos salgados podem conter açúcar”, afirma.

Açúcar e gordura aparecem disfarçados

O desafio não está apenas em ter a iniciativa de conferir item a item. O motivo? Em alguns rótulos, o açúcar e a gordura costumam aparecer disfarçados.

Os açúcares podem aparecer sob o nome de açúcar invertido, xaropes (milho, malte, agave, açúcar, arroz), sacarose, glicose, galactose, glucose, frutose, maltose, lactose, dextrose, polidextrose, maltodextrina, extrato de malte; açúcar (demerara, mascavo, orgânico, de coco, invertido, de confeiteiro, magro, moreno, light, cristal, bruto), mel, melado, melaço, caldo de cana, agave, néctar.

As gorduras também costumam aparecer sob o nome de óleos vegetais (coco, palma, milho, amendoim) e cremes vegetais (margarina, manteiga). “Já o tipo de gordura mais preocupante, a trans, aparece como gordura vegetal hidrogenada, parcialmente hidrogenada e óleo vegetal hidrogenado. Termos como margarina e creme vegetal podem indicar a presença do composto, mas não necessariamente ele estará presente”, explica Valério Vasconcelos.

Palavras Chave

Saúde
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.