Início Entretenimento

FCJA encerra programação dos 40 anos com várias atividades

A programação de celebração dos 40 anos de criação da Fundação Casa de José Américo, em 2020, termina nesta quinta-feira (10), às 9h30, com uma live que constará de várias atividades. O evento será transmitido pelo canal da FCJA no YouTube.

O encerramento coincide com a data dos 40 anos de criação da FCJA e Dia Internacional dos Direitos Humanos, ocasião em que será entregue o Certificado de Reparação Histórica a familiares do maestro José Siqueira.

O Certificado de Reparação Histórica é um reconhecimento oficial, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba às vítimas (ou familiares) do Estado de exceção na Paraíba. Esta chancela será uma ação de reparação baseada nos princípios da justiça de transição, devendo ser outorgada a cada dois anos, por meio da Fundação Casa de José Américo e do Memorial da Democracia da Paraíba.

Com mediação do presidente da FCJA, Fernando Moura, haverá uma mesa-redonda, com a participação da professora Janete Rodriguez (gerente executiva do Museu Casa de José Américo) e do professor e historiador José Octávio de Arruda Melo, que farão breve histórico sobre a FCJA.

Na sequência, com mediação de Ana Paula Brito, será a entrega do Certificado de Reparação Histórica, com a participação de Paulo Giovani (CEVPM/PB), Mirella Siqueira e Rodrigo Teixeira, respectivamente neta e sobrinho de José Siqueira.

Em pauta, também, a formalização de convênios entre a FCJA com o Centro de Pesquisa Musical Zé Siqueira, da Funesc, e com a UEPB, com Fernando Moura, o reitor Rangel Júnior e Walter Galvão (presidente da Funesc).

A programação da celebração dos 40 anos de criação da FCJA reinicia no dia 10 de janeiro se estendendo ao longo de 2021, culminando em 10 de janeiro de 2022, quando se comemoram os 40 anos de inauguração do Museu. A Fundação foi criada no dia 10 de dezembro de 1980, com a Lei 4.195, assinada pelo então governador Tarcísio Burity.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.