Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

FCJA homenageia Dia Nacional do Escritor com atividades

A Fundação Casa de José Américo (FCJA) vai homenagear, nesta quarta-feira (25), o Dia Nacional do Escritor com uma vasta programação, em João Pessoa. O tema central é ‘José Américo: Emoções pelas Letras’ e o destaque vai ser homenagear a poesia e o poeta popular, com a integração de ações que envolvam e valorizem a cultura regional. Veja a programação abaixo.

As atividades serão realizadas no auditório e salão nobre da FCJA, dentre outros recantos da fundação. Na programação terá palestras, estudo de caso, roda de leitura, exposições, lançamento de livro, oficinas, recital poético, dentre outras atividades. Às 9h, os participantes serão recepcionados pelo poeta Airton de Souza Gorgônio Marinho com um sarau poético, seguida da abertura pelo presidente da FCJA, professor Damião Ramos Cavalcanti, com a palestra “Cultura Nordestina, Folclore e Cordel”.

Às 9h20, o cordelista abordará Nelson Barbosa “O Cordel no Processo de Fortalecimento da Identidade Cultural”, seguido pela professora Ana Cristina Marinho, que falará sobre “O Cordel no Cotidiano Escolar” e a professora Ivonete Coriolano Guedes sobre “Projeto Cordel na escola: uma experiência em Cabedelo- PB”. Após o intervalo, às 10h15, começam as oficinas “Aprenda a fazer, fazendo… Poesia de Cordel”, com Nelson Barbosa e “Aprenda a Fazer, fazendo…Xilogravura”, por Márcia Carvalho e Karin Picado.

No turno da tarde, as atividades retomam às 14h, com a professora Neide Medeiros Santos abordando o tema “Marcos Acciolly: o Poeta Nordestinado”. Às 14h15, o professor Damião Ramos Cavalcanti mediará a mesa redonda “O Cordel vai Acabar?”, com a participação dos jornalistas Gonzaga Rodrigues e Wills Leal, além do poeta Marco Di Aurélio. Às 15h15, Francisco Cavalcanti falará sobre “O Cordel no Xadrez Escolar”, seguido do professor Antônio Felipe Barbosa Neto, sobre “A Literatura de Cordel em Multimeios: consideração sobre a Cultura Popular e a Identidade Nordestina”. O professor Manoel Belizário falará sobre “Atualidade da Literatura de Cordel” e, em seguida, lançará seu livro “Cordelivro”, encerrando o evento Sarau Poético.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.