Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

FCJA tem programação especial pelo Dia Nacional do Museu

A Fundação Casa de José Américo, por meio do seu museu, vai integrar as atividades da 17ª Semana Nacional de Museus, com a realização de uma mesa-redonda, na próxima quarta-feira (15), às 8h30, no auditório da FCJA, em João Pessoa. O debate terá como tema central, definido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”.

A programação inicia às 8h30, com as presenças do secretário de Estado da Cultura, Damião Ramos Cavalcanti e da presidente da Fundação Casa de José Américo, Viviane Vieira Coutinho. A diretora do Museu Casa de José Américo, professora Janete Lins Rodriguez, falará sobre a FCJA e a tradição da política inclusiva.

Os temas abordados serão: A importância da preservação das tradições indígenas (Cacique Geral Potiguara Sandro Gomes Barbosa), Memória da Diáspora Africana nos Museus Brasileiros (professora Solange Pereira da Rocha -UFPB/NEABI), Ressignificando a Renda de Bilro na Paraíba: uma contribuição para o resgate da tradição (Gláucia Luna Ieno, do Grupo Raízes do Rendar), A FCJA: uma instituição em constante diálogo com as tradições culturais (professora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira – diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da FCJA).

Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, por iniciativa do Ibram, com o objetivo de mobilizar instituições museológicas brasileiras, firmando parcerias, a partir de programações em torno de uma mesma temática.

O período definido para a 17ª Semana Nacional de Museus é de 13 a 19 de maio, na temporada cultural promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras atividades.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.