Início Notícias

Feriado religioso altera funcionamento de serviços

Em virtude do feriado desta terça-feira (8), data em que se celebra o dia de Iemanjá e de Nossa Senhora da Conceição, alguns serviços terão os horários de funcionamento alterados em algumas cidades da Paraíba, dentre elas as duas maiores, João Pessoa e Campina Grande. Confira abaixo o que abre e fecha e como ficam as atividades em segmentos como bancos, comércio, shoppings, transportes e repartições públicas.

Leia também:

Bancos

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida de Araújo, as agências de João Pessoa e Campina Grande não funcionam nesta terça-feira (8). Contas com vencimento no feriado podem ser pagas no dia seguinte. Nos municípios em que não há feriado, as agências bancárias abrem normalmente.

Comércio

  • João Pessoa

A Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa informou que os estabelecimentos comerciais podem abrir, desde que os empresários paguem o correspondente ao dia trabalhado aos funcionários e concedam uma folga, conforme acordo coletivo da categoria.

  • Campina Grande

Da mesma forma que ocorre na Capital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande também informou que os estabelecimentos comerciais podem abrir, desde que os empresários paguem o correspondente ao dia trabalhado aos funcionários e concedam uma folga, conforme acordo coletivo da categoria.

Shoppings

  • João Pessoa

Manaíra/Mangabeira

O Manaíra e o Mangabeira Shopping abrem normalmente com todas as lojas, boliche e restaurantes da Praça de Alimentação no horário das 10h às 22h.
As áreas de lazer dos shoppings como Game Station, Game Box, Pirlimpimpim e Magic Games (Mangabeira Shopping) funcionam das 12h às 21h. Os cinemas têm sessões a partir das 14h.
Excepcionalmente no Manaíra, não haverá expediente na Casa da Cidadania e na delegacia da Polícia Federal.

MAG Shopping

Abre normalmente, das 10h às 22h, tanto lojas quanto praça de alimentação.

Shopping Tambiá

Abre normalmente, das 12h às 19h30, tanto lojas quanto praça de alimentação.

Shopping Sul

Abre normalmente, das 10h às 20h, tanto lojas quanto praça de alimentação.

Shopping Cidade

Não abre.

Sebrae

Procurada pelo Portal Correio, a administração do Shopping Sebrae não forneceu uma definição sobre o funcionamento até o fechamento desta matéria.

Pátio Altiplano Shopping

Procurada pelo Portal Correio, a administração do Pátio Altiplano Shopping não forneceu uma definição sobre o funcionamento até o fechamento desta matéria.

  • Campina Grande

Partage Shopping

Lojas e quiosques abrem das 10h às 22h. A praça de alimentação funciona das 11h às 22h e o setor de jogos e entretenimento abre das 13h às 22h.

Shopping Luiza Motta

Abre normalmente, das 9h às 20h, tanto lojas quanto praça de alimentação.

Trens/VLTs

De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, os trens/VLTs não vão funcionar nesta terça-feira (8). Os serviços retornam na quarta-feira (9), das 5h às 19h25.

Balsa

A empresa Nordeste Navegações, responsável pelas balsas que fazem o trajeto Cabedelo-Costinha, na Grande João Pessoa, informou que o funcionamento do serviço permanece normal durante o feriado, das 6h às 19h, com possibilidade de utilização de até três balsas, dependendo do movimento.

Serviços do Detran-PB

Em razão do ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) com agendamento para esta data poderão comparecer às unidades do órgão a partir do dia 9 até o fim do mês, que serão prontamente atendidos. Para isso, basta que eles apresentem o protocolo de agendamento do dia 8.

A direção do Detran-PB faz um apelo para que os usuários não compareçam todos no dia 9, a fim de evitar aglomerações desnecessárias, em razão da proliferação do novo coronavírus. “Essas pessoas serão atendidas normalmente, durante todo o restante do mês de dezembro, ou seja, até o fim do ano, com agendamento do dia 8, sem nenhum problema. Não precisam ter pressa”, enfatizou João Holanda, coordenador da Assessoria Técnica em Processamento de Dados do Detran-PB.

Prefeitura Municipal de João Pessoa

As secretarias, órgãos e autarquias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não funcionam nesta terça (8). De acordo com a Secretaria de Administração (Sead), o expediente na segunda (7), é normal, das 8h às 17h.

Os serviços considerados essenciais, que incluem os atendimentos de urgência e emergência na Rede Municipal de Saúde, bem como coleta de lixo domiciliar, funcionarão normalmente para garantir a assistência à população.

Devido o feriado, os veículos oficiais da PMJP devem ser recolhidos ao final do expediente da segunda-feira às secretarias de origem ou ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A liberação dos mesmos acontecerá no retorno do expediente normal, na quarta-feira (09), a partir das 7h.

Prefeitura Municipal de Campina Grande

Em cumprimento ao que determina a Lei nº 7.197, de 4 de junho de 2019, assinada pelo prefeito Romero Rodrigues, será feriado em Campina Grande nesta terça-feira (8), como acontece tradicionalmente todos os anos. A data, no âmbito do Município, acontece sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Repartições estaduais

A secretária de Estado da Administração em exercício, Jacqueline Fernandes de Gusmão, resolveu, por meio de portaria publicada na edição da última quarta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE), na página 3 do documento, facultar os expedientes dos dias 8, 24 e 31 de dezembro de 2020 nas repartições estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, devendo ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.

O texto determina que os veículos oficiais, inclusive os de representação da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, sejam recolhidos às suas repartições de origem ou ao Centro Administrativo, após o término dos expedientes dos dias 7, 23 e 30 de dezembro de 2020 e liberados uma hora antes do início do expediente dos dias 9 e 28/12/2020 e 04/01/2021, respectivamente, e, ainda, que qualquer liberação excepcional seja precedida de autorização da Casa Militar do Governador, excetuando-se os veículos de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda, da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, das Polícias Civil e Militar e da Casa Militar ou que estejam a serviço desta.

À Polícia Militar fica determinada a apreensão e o recolhimento à Casa Militar do Governador dos veículos encontrados transitando nos períodos citados acima sem a devida autorização.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.