Moeda: Clima: Marés:
Início Literatura

Festa do Livro Internacional da Paraíba realiza edição especial neste fim de semana

Este ano, evento ocorre na Usina Cultural Energisa com programação literária, performances artísticas e musicais
(Foto: Divulgação)

Idealizada para despertar a curiosidade e interesse pela leitura e pela escrita, a Festa do Livro Internacional da Paraíba (FLIT) realiza edição especial nesta sexta-feira (10) e sábado (11). Este ano, o evento ocorre na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com vasta programação literária, além de performances artísticas, musicais, lançamento do selo Flit, feira de livros e gastronomia diversa. A homenageada desta edição é a escritora paraibana Marília Arnaud.

De acordo com um dos idealizadores da FLIT, Juca Pontes, após quase dois anos de hiato, a festa volta com um formato um pouco diferente. Ele explica que o evento sempre esteve dentro da comunidade, usando os seus espaços, convivendo com seus olhares cotidianos. Mas, agora, a ideia é trazer as comunidades para o evento. 

“Vamos dar continuidade ao trabalho desenvolvido com o Quilombo Ipiranga e o Assentamento Tambaba. Incluímos a Aldeia Tabajara e a ideia é retornar as oficinas em 2022. A nossa meta é tornar os cidadãos dessas comunidades leitores e consumidores de cultura. Este ano, contamos com o apoio especial da Energisa, por meio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que nos oferece o melhor espaço de sua casa, que é a Usina Cultural”, explana. 

O analista da Usina Cultural Energisa, José Moura, reforça que o lugar está sempre de portas abertas para promover eventos dessa magnitude, que fortalece ainda mais a cultura em nosso Estado. “Receber a FLIT na Usina Energisa significa dizer que será uma parceria de muito sucesso. Foram várias reuniões e muita troca de conhecimento. Realizar um Projeto a exemplo da FLIT, no ambiente do nosso núcleo cultural, só reforça o papel e a importância da Usina no cenário paraibano. Será uma honra ter um evento do tamanho da FLIT em nossa programação”, destaca.

Na programação, nomes de destaque da literatura nacional e internacional. Na sexta, o evento inicia às 15h, com apresentação do Toré da Aldeia Tabajara e segue com performances artísticas e culturais. O ator paraibano Luiz Carlos Vasconcelos fará apresentação especial, além de mesas com a participação de escritores como Luiz Ruffato, Amanda Falcão, Marília Arnaud, Ângela Bezerra de Castro, Elisa Lucinda e Aline Cardoso. O primeiro dia se encerra com música ao som de Pedro Faissal, Esmeraldo e Falcão, com o show Fliteral. 

No sábado, a programação inicia às 14h com um bate papo entre escritoras, com Clarice Freire e Marília Valengo e mediação de Jennifer Trajano. A FLIT segue com a participação do Maestro Luiz Carlos Durier, Adeildo Vieira, Miriam Alves, Olinda Beja, Francy Silva, Glória Kirinus, Marian Pessah e Maria Valéria Rezende. A Festa do Livro Internacional da Paraíba se encerra com a performance musical ‘Demarca o corpo’ da ativista de Tocantins, Narubia Werreria. 

Um dos destaques desta edição é o lançamento do livro ‘Miscelânea’, de Maria Valéria Rezende, segunda obra com o selo FLIT. Os idealizadores Anastácia Alencar e Juca Pontes lembram a Festa do Livro Internacional da Paraíba tem por inspiração os anseios culturais, econômicos e criativos das comunidades atendidas com aprendizados e experimentações. A festa seguirá todos os protocolos sanitários adotados pelos governos estadual e municipal. Alguns convidados participarão de seus respectivos lugares, com mediação online.

“No amplo pátio arborizado da Usina também teremos a Feira do Livro, com as editoras paraibanas, a Livraria do Luiz e o Sebo Cultura, mantendo as medidas sanitárias necessárias neste momento de pandemia. No mesmo local estaremos apresentando o rico artesanato e a saborosa  gastronomia dessas comunidades”, completa Anastácia Alencar sobre a programação da edição especial da Festa do Livro Internacional da Paraíba.

Palavras Chave

Literatura

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.