Moeda: Clima: Marés:
Início Cinema

FestincineJP: conheça os filmes internacionais e produções inéditas confirmados no festival

Festival Internacional de Cinema de João Pessoa terá estreias de ‘Mais pesado é o céu’, dirigido por Petrus Cariry, e ‘O Último Pub’, do diretor britânico Ken Loach
(Foto: Divulgação)

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) vai movimentar o cenário audiovisual, com estreias nos circuitos paraibano e nacional. Dirigido por Petrus Cariry, o filme ‘Mais pesado é o céu’ faz sua estreia na Paraíba durante a sessão de abertura do FestincineJP. A sessão será no domingo, 26, às 19h, no Centerplex. Já o filme ‘O Último Pub’, do diretor britânico Ken Loach, será exibido pela primeira vez no Brasil, no encerramento do Festival.

O FestincineJP começa no dia 26 e segue até o dia primeiro de junho, com a exibição gratuita de 42 filmes, no Centerplex. A realização do Festival é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope. Toda a programação do FestincineJP já está disponível no site oficial do evento.

Entre os títulos internacionais, um dos destaques é ‘Ramona’, dirigido por Victoria Linares Villegas, da República Dominicana. O documentário, que já participou de festivais em países como Berlim, Londres e de Cartagena no ano passado, pode ser visto da plataforma Mubi, que contém um catálogo selecionado por um criterioso time de especialistas de cinema. Também na programação, vindo de Martinica, na França, o longa ‘Dancing the Stumble’ de Wally Fall. O filme teve estreia de sucesso no Blackstar Film Festival na Filadélfia (EUA).

Das produções paraibanas, mostra Hors Concours vai trazer ‘Ás Cegas’, dirigido por Antônia Ágape, primeira realizadora negra da Paraíba. A produção de 1982 é um grande marco da produção Super-8 no país. Antônia Ágape também participará de uma mesa sobre a importância da mulher negra na produção audiovisual. Finalista do Festival de Cinema de Gramado 2023, o curta baiano ‘Jussara’, dirigido por Camila Cordeiro Ribeiro, também faz parte da programação.

O FestincineJP recebeu 665 inscrições para esta edição, entre filmes nacionais, produções das Américas Latina, Central e do Norte, e ainda da Europa. A curadoria dos trabalhos foi feita pelos especialistas Eduardo Valente, Janaína Oliveira e María Paula Lorgia Garnica. No site do Festival, está publicada a carta curatorial assinada pelos consultores.

Sessões

Uma novidade desta segunda edição é que o número de sessões gratuitas foi ampliado. Todos os filmes da mostra competitiva terão sessões extras, sempre nos dias seguintes à estreia. As entradas são gratuitas, porém as salas de cinema estão sujeitas à lotação. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão, por ordem de chegada. Será apenas fornecido um ingresso por pessoa.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

Palavras Chave

FestincineJP
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.