Início Geral

Festival: Grupos da PB e Goiás se unem a estrangeiros na programação desta terça

A Paraíba, que sedia a 4ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, está muito bem representada no terceiro dia de programação do evento, que conta com quatro concertos diários, todos gratuitos, em igrejas do Centro Histórico da Capital. Veja programação completa abaixo.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Reunindo músicos da UFPB e IFPB, o Iamaká desenvolve um trabalho que abrange os dois extremos da música ocidental: de um lado, a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro, a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos.

No programa que apresentam nesta terça-feira (29), às 16h, na Primeira Igreja Batista, o grupo executa obras de Encina (‘’Fata La parte’, ‘Más vale trocar’), Elvas (‘Não podem meus olhos vervos’) e Dowland (‘Flow my tears’), entre outros.

Outro grupo brasileiro também desponta no roteiro desta terça-feira, e assim como o Iamaká, nasceu dentro de um campus universitário.

O Trio de Cordas da Universidade Federal de Goiás (UFG) é formado pelo brasileiro Luciano Pontes (viola), pelo italiano Alessandro Borgomanero (violino) e pelo inglês David Gardner (violoncelo). Os três vivem em Goiás e se encontraram na UFG, onde ensinam.

A partir das 18h, na Igreja do Carmo, o trio apresenta obras de Bach, Handel e Beethoven com ênfase nas cordas.

Como de costume, a programação tem início às 14h30 no Mosteiro de São Bento, com um concerto reunindo cinco músicos estrangeiros: a saxofonista Femke Ijlstra (Holanda), os violinistas Julija Hartig (Sérvia) e Alberto Johnson (Brasil/Holanda), a violoncelista Anastasia Feruleva (Rússia) e o violista Juan Lucas Aisemberg (Hungria/Itália) se encontram pela primeira vez para um concerto inédito.

No programa, Mozart e Kodály se misturam a ‘La muerte del Angel’, de Piazzolla.

No encerramento desta terça-feira, artistas internacionais voltam a se apresentar. Às 20h, sobe ao palco da Igreja de São Francisco um trio estrelar: a violista Dana Zemtsov (México), a violinista Rosanne Philippens (Holanda) e a pianista Mirsa Adami (Albânia).

Eles também apresentam um concerto inédito, que inclui obras de Schumann, Chausson e ‘Caprice’, de Ysaÿe e C.Saint-Saëns.

Os programas estão descritos na programação que consta no site do evento, musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.

Programação desta terça (29)

Mosteiro de São Bento, 14h30
Femke Ijlstra – Saxofone – Holanda
Julija Hartig – Violino – Sérvia
Alberto Johnson – Violino – Brasil/Holanda
Anastasia Feruleva – Violoncelo – Rússia
Juan Lucas Aisemberg – Viola – Hungria/Itália

Primeira Igreja Batista, 16h
Grupo Iamaká – Grupo – Paraíba/Brasil
Programa

Igreja do Carmo, 18h
Trio de Cordas da Universidade de Goiás – Grupo – Goiás/Brasil

Igreja de São Francisco, 20h
Dana Zemtsov – Viola – México
Rosanne Philippens – Violino – Holanda
Mirsa Adami – Piano – Albânia

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.