Moeda: Clima: Marés:
Início Cinema

Festival Internacional de Cinema é lançado em João Pessoa e inscreve produções

Festival contará com exibição de filmes, produção e mesas de negócios entre os diretores e produtoras de cinema do país e do exterior
Festival Internacional de Cinema em João Pessoa (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A Prefeitura de João Pessoa lançou nesta sexta-feira (15) a primeira edição do Festincine JP, o Festival Internacional de Cinema de João Pessoa. O evento acontece de 26 a 30 de agosto e contará com exibição de filmes em sessões gratuitas, encontros e oportunidades de negócios para o mercado audiovisual. As inscrições já estão abertas. A prefeitura anunciou ainda a criação da Agência de Cinema e Audiovisual e a João Pessoa Film Comission.

O Festival contará com exibição de filmes, produção e mesas de negócios entre os diretores e produtoras de cinema do país e do exterior, envolvendo os principais players do setor. “A ideia é difundir o cinema mundial para a população de João Pessoa e incentivar o mercado audiovisual da Paraíba e arredores”, divulgou a prefeitura.

Agência de Cinema e Audiovisual e João Pessoa Film Comission

De acordo com o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, a Comissão tem como objetivo ser a porta de entrada para a produção audiovisual da cidade, tanto para o cinema como para a propaganda publicitária.

“Se alguém quiser filmar em João Pessoa hoje precisa procurar uma série de órgãos municipais individualmente em busca de licenças e concessões. A partir de agora isso estará unificado e organizado em uma só autoridade”, explicou.

“Este vai ser um ambiente onde poderemos planejar as políticas do audiovisual da Cidade, fomentar a produção, a circulação e formar profissionais da área desde diretores até técnicos”, disse o diretor executivo sobre a Agência

Além das possibilidades de negócios, a intenção da prefeitura é incluir a cidade de João Pessoa na rota das grandes produções. Durante o evento, haverá o lançamento do filme A Viagem de Pedro, numa sessão hors-concours, filme de Lais Bodanzky, protagonizado pelo ator Cauã Reymond.

Laboratório

Dentro da programação, acontece o Laboratório de Produção Executiva. Serão dois dias de imersão para conhecimento, análise e apontamento de caminhos para projetos inscritos.

Os consultores serão Sebastián Peña Escobar (Paraguai), Clémentine Mourão-Ferreira (Europa) e Tatiana Martinelli Loureiro (Brasil). O produtor executivo do mercado Ventana Sur, Bernardo Bergeret, vai conduzir uma palestra para divulgar o Mercado Ventana Sur.

Mostras

Vão acontecer duas mostras competitivas, uma de curtas e outra de longas-metragens, que concorrerão aos troféus. Os filmes serão exibidos em uma sala de cinema profissional, com sessões gratuitas e qualidade de som e imagem.

“Uma das missões é fomentar o mercado regional, visando o desenvolvimento dos produtores executivos de João Pessoa e toda a rede, oferecendo ferramentas para avançar com projetos existentes, tendo contato com players nacionais e internacionais, e criando parcerias”, disse a prefeitura.

Também acontecerão palestras, mesas redondas, debates com o objetivo de desenvolver o mercado audiovisual de João Pessoa. A programação oficial será anunciada em breve pelas redes sociais e pelo site do evento.

Inscrições

A partir desta sexta (15), estão abertas as inscrições para o Festincine-JP, que são gratuitas e serão recebidas até 7 de agosto de 2022. Para filmes, é preciso acessar o link https://www.festincinejp.com.br/filmes , onde o interessado encontra o regulamento e o formulário. Serão aprovados seis longas-metragens e seis curtas, entre brasileiros e estrangeiros para a mostra competitiva. Os vencedores de cada mostra receberão troféus.

Só poderão ser exibidos nas mostras competitivas filmes de longa-metragem e curta-metragem brasileiros e/ou estrangeiros concluídos a partir de 1º janeiro de 2020. Dos curtas e longas-metragens produzidos na Paraíba, serão aceitos aqueles concluídos a partir de 01 de janeiro de 2017.

Cada inscrito, pessoa física ou jurídica, poderá apresentar até dois projetos que serão encaminhados para os players, de acordo com a sua demanda específica – gênero, formato, etapa do projeto.

Ambiente de Mercado

Para o ambiente de mercado, as inscrições podem ser feitas no link https://www.festincinejp.com.br/mercado . Estão disponíveis o regulamento com todas as informações necessárias e o formulário de inscrição que pode ser acessado no link https://forms.gle/vZSBByxZ9HPVgjXZ7 .

Serão aceitos projetos de ficção, documentário, animação nos formatos de filme de curta, média ou longa-metragem, além de série, programa de TV e variedades. As reuniões acontecem das 14h às 17h, no espaço Usina Cultural Energisa. Dúvidas sobre as Rodadas de Negócios devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Palavras Chave

CinemaJoão Pessoa

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.