Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Festival leva artes visuais ao Centro Histórico de João Pessoa

Exposições estão em cartaz na Casa da Pólvora, Hotel Globo, Casarão 34, Centro Cultural São Francisco e Museu do Artesanato
Festival Cidades Criativas
(Foto: Secom-JP)

As artes visuais ganham espaço dentro da programação do Festival de Verão Cidades Criativas, idealizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). As exposições seguem até o dia 19 de março na Casa da Pólvora, Hotel Globo, Casarão 34, Centro Cultural São Francisco e no Museu do Artesanato.

“Na Funjope, estamos todos trabalhando e muito contentes com o resultado desse Festival. Conseguimos agregar várias linguagens, várias artes, sobretudo valorizando a entrada de novos protagonistas, artistas, mulheres e homens, na cena da cultura de João Pessoa”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele reforçou que, nos equipamentos da Fundação, o pessoense vai poder observar a contribuição de arte contemporânea de muitas mulheres, artistas jovens, que têm, nos espaços da Funjope, um tratamento de dar visibilidade às suas obras. “O Festival Cidades Criativas abre essa possibilidade de integrar pessoas e dar visibilidade à arte que antes não tinha espaço para exposição”, acrescentou.

Na Casa da Pólvora está aberta a exposição ‘Criando Para Preservar’, do artista plástico Wilson Figueiredo. Ele apresenta um trabalho com técnica mista, utilizando arame sobre acrílica em eucatex. Com seu trabalho, o artista enaltece a cultura da vivência sertaneja, seja no trabalho ou nos festejos.

Reunindo 14 artistas plásticas em torno das práticas têxteis contemporâneas, a exposição coletiva ‘Afeto em Nós’ acontece na Galeria Casarão 34. A mostra convida a um mergulho no espaço para descobrir os poemas das mãos que tramam fios.

Alanys Araújo, Ana Flávia Mendonça, Carolina Cosentino, Clara Nogueira, Clarissa Machado, Graciela Ferreira, Laura Melo, Letícia de Melo Andrade, Luciana Borre, Marina Soares, Sandro Drumond, Rayana Rayo, Rayellen Alves e Mariana Valcacio compõem o grupo de expositoras.

‘O que se faz um lar’ é o título da exposição elaborada pela artista plástica Andrea Sobreira, que acontece no Centro Cultural São Francisco, a partir desta quinta-feira (17). No trabalho, ela retrata as suas experiências na construção como pessoa e artista. No mesmo local, está aberta a exposição ‘Incendiar com a boca do mundo’, da artista plástica cearense Maria Macedo.

No Hotel Globo, seguem as mostras ‘Bustos Ressignificados: História de Joventina’, que dialoga sobre a história e memória de empoderamento de mulheres ao longo do tempo, e ‘Efemmeras’, que aborda as disparidades entre os gêneros e a invisibilidade das mulheres que lutam para ocupar espaços com igualdade. Tem ainda a exposição de quadrinhos ‘Tinta e Gibi’, de Hasman Santos, além de uma coletânea potiguar de HQs.

Já no Museu de Artesanato, na Praça da Independência, tem exposição neste sábado (19), de trabalhos de artistas e artesãos em várias tipologias. É uma homenagem ao Santo Padroeiro dos Trabalhadores e uma iniciativa que rememora as festividades do Padroeiro São José.

Programação completa

Para conferir a programação completa do Festival de Verão Cidades Criativas, basta acessar o link no site da Prefeitura de João Pessoa.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.