A chegada da virada de ano traz consigo um dos períodos de maior queima de fogos de artifício, mas também, de maior risco para os animais, como cães e gatos, que sofrem com e podem até morrer em consequência do barulho. Veja abaixo dicas de um especialista para cuidados com os animais na virada do ano.
Segundo o especialista em comportamento animal e zootecnista Renato Zanetti, os cães possuem uma audição muito sensível, podendo escutar a origem do som em até seis centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz, mais que o dobro da audição humana.
Por conta do barulho dos fogos e do medo, alguns cães costumam se esconder, fogem ou se ferem, podendo até morrer, principalmente animais com problemas cardíacos.
“Medo é quando o animal sente que está em perigo, mas não faz coisas estranhas que normalmente não faria. Já o pânico é um nível maior e faz com que o pet não consiga processar muito bem essa emoção. O pânico impede que tenham a percepção do ambiente, podendo levar o cachorro a atravessar portas de vidro, escalar paredes, subir em telhados e até saltar de muros altos”, disse o especialista.
Veja abaixo dicas do especialista para evitar riscos de acidentes com os animais durante a queima de fogos: