Início Geral

Fratura na alian

Se no primeiro turno balançaram o mundo político paraibano reforçando a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho, lhe revestiram de expectativa de poder, lhe deram tempo de televisão para defender seu projeto e espaços para voltar a dialogar com João Pessoa, onde o PT e o prefeito Luciano Cartaxo erraram, então?

É essa a pergunta que os petistas têm feito desde ontem quando foram surpreendidos com a operação que culminou com a abertura do comitê Aécio/Ricardo, conduzida, oficialmente, pelo deputado Efraim Filho, cujo pai, o ex-senador Efraim Morais, é o coordenador político da campanha à reeleição de Ricardo.

Internamente, o PT atribuiu o movimento a uma jogada estratégica do PSB para faturar dividendos do crescimento da candidatura de Aécio Neves. Se já era difícil tolerar o envolvimento de Efraim – homem estratégico da campanha -, não deu pra digerir Arthur Bolinha – seguidor fiel de Ricardo e filiado ao PSB – liderando o mesmo comitê em Campina Grande, onde Dilma já perdeu no primeiro turno.

A sensação de traição é perfeitamente compreensível. O PT e Cartaxo foram, inegavelmente, fundamentais ao desempenho de Ricardo no primeiro turno. Basta lembrar que a maioria em João Pessoa garantiu o adiamento da decisão para o segundo turno. Na Capital, Ricardo teve consagradora votação ao lado de Lucélio Cartaxo, que atingiu a marca dos 50% dos votos na cidade, concorrendo com outros dois adversários.

Para o PT, a estratégia ficou muito evidente. O PSB quer se associar a Dilma onde é conveniente e puxar o eleitor de Aécio nos setores mais simpáticos ao candidato tucano. Colar em Dilma, no Alto do Mateus (periferia), por exemplo, e atrair os aecistas entre os moradores da orla marítima. Algo visto como “esperteza” e “deslealdade” exatamente uma semana depois da visita e apoio da presidente.

Os bombeiros girassóis entraram em cena para tentar apagar as chamas. Publicamente, elas podem até ser contidas, mas as reações de insatisfação e revolta dos petistas ontem não deixam margem para dúvidas: a aliança perdeu a liga.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.