Moeda: Clima: Marés:
Início Cotidiano

Frota de carros elétricos na Paraíba cresce 163% no primeiro trimestre de 2024

Com quarto maior crescimento no Nordeste, aumento da oferta de financiamento tem impulsionado o setor
Carros elétricos (Foto: Divulgação)

A frota de carros elétricos aumentou mais de duas vezes e meia na Paraíba entre março de 2022 a março de 2024, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Este é o quarto maior crescimento na frota de veículos elétricos no Nordeste em dois anos. De acordo com o levantamento, são mais de 2500 veículos eletrificados rodando no estado, onde 57% estão registrados apenas na capital, João Pessoa.

Os números levam em conta também os modelos híbridos, que possuem outros combustíveis além da eletricidade para a propulsão de seus motores. A pesquisa comprova o pleno crescimento da procura por esse tipo de automóvel, que ainda representa apenas 0,16% da frota total do estado. Porém, condições especiais de financiamento têm mudado esse cenário rapidamente.

De olho nesse público, instituições financeiras estão fomentando o desenvolvimento sustentável e incentivando a adesão de meios de transporte movidos a energia limpa através de linhas de crédito exclusiva para veículos híbridos e elétricos.

Para alguns especialistas, os avanços na tecnologia dos carros elétricos, como maior autonomia, tem levado a uma maior confiança por parte dos consumidores, estimulando o aumento nas vendas e financiamentos desses veículos.

Símbolos de consumo consciente, os carros elétricos oferecem benefícios significativos, incluindo zero emissões de poluentes, menor dependência de combustíveis fósseis, custos operacionais mais baixos devido à menor manutenção e energia mais barata, além de um desempenho suave e silencioso. Incentivos fiscais e tecnologia avançada também tornam sua adoção mais atraente. Esses fatores combinados têm se tornado uma escolha sustentável e econômica cada vez mais para muitos consumidores paraibanos.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.