Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

F?rum Mundial da Internet transformar? parte da Capital em territ?rio da ONU

A capital paraibana vai sediar entre os dias 9 e 13 de novembro o Fórum Mundial da Internet. O evento deve reunir cerca de três mil pessoas vindas de 130 países, que irão discutir a gestão da Internet no mundo, além do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon; a presidente Dilma Roussef, além de diretores mundiais de grandes empresas como o Google, a Sisco e Microsoft.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em entrevista concedida ao programa 27 Segundos, da RCTV, o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet do Brasil e professor da Universidade de São Paulo (USP), Hartmut Glaser, explicou a importância do evento e adiantou que durante os dias em que ocorre o Fórum, parte do território de João Pessoa, será controlado pela ONU.

Toda a segurança interna da área é de responsabilidade de forças de segurança da Organização das Nações Unidas. Qualquer incidente que eventualmente ocorra nessa área do evento estará sob a legislação internacional, conforme tratado assinado pelas Nações participantes. A parte externa, caberá à Secretaria de Segurança e a Polícia Federal.  

Hartmut Glaser informou que o Palácio do Planalto já remeteu convite a todos os embaixadores com representações no Brasil. 

“Nosso objetivo é estudar como teremos um modelo de governança mais representativo e não controlado por apenas um país. E o Brasil teve a felicidade de em 1995 já implementar um modelo de governança que o CGI usa até hoje, que é multirepresentativo, multisetorial. Nós temos no Comitê Gestor no Brasil, o governo sentado na mesa, empresários sentados na mesa, nós temos acadêmicos ali e temos um terceiro setor, as ONGs. Portanto os quatro setores da sociedade como todo representando a governança da internet. As decisões no Brasil não são feitas apenas por um setor e é esse modelo que queremos ver aceito para a governança  internacional”, explicou.

Hartmut Glaser também falou sobre o processo de escolha de João Pessoa como sede do evento. “Escolhemos João Pessoa junto com a ONU. Eles vieram aqui, examinaram o Centro de Convenções, viram a importância da região, que está envolvida com a tecnologia de ponta e resolveram tirar o evento do eixo São Paulo-Rio-Brasília e trazer para João Pessoa”.

Também participou da entrevista ao jornalista Hermes de Luna o conselheiro do Comitê Gestor de Internet e presidente da Associação Nacional de Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques. Ele falou da importância do evento para a Paraíba.

“O estado vai se mostrar para o mundo. Um evento como esse traz o vice-presidente do Google, traz pessoas que podem decidir onde instalar uma fábrica de chips, ou seja, pessoas que colocam a economia digital em movimento. Sem falar dos benefícios que um evento desse porte traz para o turismo local”, disse.

Esta será a primeira vez que a região Nordeste receberá o evento organizado pela ONU. O Brasil só havia sediado o IGF no ano de 2007, na cidade do Rio de Janeiro. 

Encontro com o governador 

Nesta semana, uma audiência ocorrida no salão nobre do Palácio da Redenção, sede do governo da Paraiba, foi assinado o protocolo de intenções para a realização do Fórum. O encontro dos representantes da ONU, Itamaraty e membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) com o governador Ricardo Coutinho aconteceu na manhã da última terça-feira (17).

“Receber o IFG, além de uma grande honra para Paraíba e para o Brasil, é também importante para um estado como o nosso que apesar da longa tradição acadêmica nas áreas da tecnologia da informação e comunicação, precisa se apresentar mais no cenário internacional. Seremos, durante esse evento de novembro, a capital mundial da Internet. Por isso, tanto o governo quanto a sociedade civil da Paraíba precisam fazer seu melhor no apoio a ONU e ao CGI”, disse Percival Henriques.

Também visitaram a Paraíba o secretário executivo do Comitê  Gestor da Internet no Brasil e chefe da missão, Hartmut Glaser, o Senior Officer/UNDESA, Vyacheslav Cherkasov, o coordenador geral do evento, Janis Karklins e o IGF/MAG Secretariat, Chengetai Masango, além do conselheiro do CGI e presidente da Anid, Percival Henriques, único paraibano integrante da equipe. Em uma primeira avaliação sobre a cidade João Pessoa como sede do décimo IGF, os representantes da ONU se mostraram entusiasmados.

“As discussões que teremos aqui na Paraíba serão de extrema importância no tocante a gestão da Internet em todo o mundo. Aqui receberemos especialistas mundiais no assunto em uma estrutura que nos deixou bem impressionados”, disse o coordenador geral do evento, Janis Karklins.

“João Pessoa será sede de decisões mundiais e que determinarão os próximos passos da Internet em todo o planeta. Teremos como tema a Evolução da Internet enriquecendo um desenvolvimento sustentável, e esse conhecimento e novas políticas  tiradas a partir de João Pessoa serão disseminadas em todo o mundo.

A equipe permanece na Paraíba até a próxima sexta-feira (20).

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.