Com o objetivo de incentivar e dar visibilidade à produção audiovisual paraibana, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) lançou o edital Curtas PB na Tela. Em sua primeira edição, em 2013, foram selecionadas 30 produções de realizadores nascidos ou radicados no estado, entre documentários e obras de ficção. O material resultante do projeto já está disponível aos contemplados em formato de caixas contendo os filmes. Cada realizador irá receber dois exemplares, contendo quatro dvds cada, de filmes paraibanos.
Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio
O material está sendo entregue na sala da Diretoria do Departamento Artístico-Cultural (DDAC), que funciona no bloco administrativo do Espaço Cultural, rampa 1. O horário de funcionamento do setor é de segunda a sexta das 9h às 12h e à tarde, das 14h às 17h30. Durante o período de festas de fim de ano, o atendimento ao público vai até esta terça-feira, 23 de dezembro, devendo retornar em 5 de janeiro de 2015.
Conforme previsto no edital, as caixas também serão distribuídas para pontos de exibição não comercial (cineclubes, associações e pontos do Cine Mais Cultura) para contemplar o circuito alternativo e independente, chegando a cidades do interior do Estado. Os interessados em ter acesso ao acervo podem enviar uma solicitação para o email [email protected].
A previsão é de que, com a inauguração do novo Cine Banguê, os filmes do Curtas PB na Tela ficarão em cartaz para que a população possa assistir à produção de cinema paraibano.
Os curtas premiados no concurso foram agrupados em um Box, onde há um retrato da produção audiovisual paraibana no período de 2005 a 2013. A finalidade da ação é permitir que o público conheça e tenha acesso ao material de audiovisual que é produzido na Paraíba.
FILMESSELECIONADOS-CURTAPBNATELA
|
TÍTULO |
DIRETOR |
TEMPO |
GÊNERO |
|
CONCRETO |
Jaime Guimarães |
13´ |
DOC |
|
PLATÔ |
Keyton Canuto |
18´ |
FIC |
|
LA TRAZ DA SERRA |
Paulo Roberto |
7´50´´ |
DOC |
|
A FELICIDADE DOS PEIXES |
Arthur Lins |
24´ |
FIC |
|
TOCANDO UM BAIXO |
Katiane dos Anjos |
16´ |
DOC |
|
ANTONINHA |
Laércio Ferreira |
19´50´´ |
FIC |
|
MAS DENSO QUE SANGUE |
Ian Abé |
15´ |
FIC |
|
ERA UMA VEZ UMA CIDADE ATÔMICA |
Riccardo Migliore |
13´ |
DOC |
|
O CONTADOR DE FILMES |
Elinaldo Rodrigues |
15´ |
DOC |
|
UMA CIÊNCIA ENCANTADA |
Chico Sales |
20´ |
DOC |
|
RENOVATÓRIO |
Chico Sales |
20´ |
DOC |
|
NÊGO |
Marcelo Coutinho |
7´ |
DOC |
|
O GUARDADOR |
Diego Benevides |
8´ |
DOC |
|
FAMÍLIA VIDAL |
Diego Benevides |
14´50´´ |
DOC |
|
IRMÃS |
Gian Orsini |
14´50´´ |
DOC |
|
LAMÚRIA |
Nathan Cirino |
14´40´´ |
FIC |
|
O SENHOR DO ENGENHO |
Bertrand Lira |
16´ |
DOC |
|
O DIÁRIO DE MÁRCIA |
Bertrand Lira |
19´40´´ |
DOC |
|
CABACEIRAS |
Ana Bárbara |
15´ |
DOC |
|
SWEET KAROLYNNE |
Ana Bárbara |
15´ |
DOC |
|
A VOZ DO POETA |
Diana Reis |
20´ |
DOC |
|
ESCRAVOS DE JÓ |
Daniel Araújo |
20´ |
FIC |
|
O PLANO DO CACHORRO |
Arthur Lins |
9´50´´ |
FIC |
|
CAPA DE CHUVA |
Zito Júnior |
14´ |
FIC |
|
O OLHAR DE ZEZITA |
Mercicleide Ramos |
18´ |
DOC |
|
COVA ABERTA |
Ian Abé |
19´50´´ |
FIC |
|
DOIS E TRINTA |
Mercicleide Ramos |
19´ |
DOC |
|
A COISA |
Gian Orsini |
4´ |
FIC |
|
CINEMAMEU |
Rodrigo Quirino |
11´ |
FIC |
|
NUBLADO |
João Paulo Palitot |
11´ |
FIC |