Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Funesc leva ‘Parahyba Rio Mulher’ a três cidades no Projeto Interatos

O episódio da mudança de nome da cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930 recontado por quatro mulheres. É o que promete a ação de teatro do projeto Interatos, neste mês, com o espetáculo ‘Parahyba Rio Mulher’. Serão três apresentações nos dias 20 e 21, em diferentes cidades paraibanas. Na sexta-feira (20), às 16h, a performance será apresentada no município de Monteiro. No sábado (21), às 9h, o palco será no município de Prata, No mesmo dia, às 17h, a ação será em Ouro Velho.

O espetáculo se dedica a recontar o episódio da mudança de nome da Cidade de Parahyba, no seio da Revolução de 1930, a partir da história de Anayde Beiriz, protagonista do episódio e sua relação com os fatos que levaram a capital do Estado a se chamar João Pessoa.

À trajetória de Anayde, mulher que desafiou padrões em uma sociedade paraibana conservadora de quase cem anos atrás, conectam-se histórias de mulheres de ontem e de hoje, da Paraíba, do Brasil e do mundo, e, assim, desdobram-se ritos que desenham suas rotas.

Na montagem, Anayde está nas mulheres em cena e a ancestralidade é colocada em evidência para revelar não apenas um histórico de silenciamento e violência contra a mulher que vem perpassando gerações, mas também para reverenciar a força do sagrado feminino que as conecta e convida a resistir.

Ficha técnica

Idealização e Dramaturgismo: Natália Sá; Concepção: Cely Farias, Kassandra Brandão e Natália Sá; Performance, Dramaturgia e Textos: Cely Farias, Jinarla, Kassandra Brandão e Natália Sá; Direção Musical e Paisagem Sonora: Jinarla; Figurino: Ana Carolina Guedes; Produção Executiva: Gabriela Arruda.

Programação

Dia 20/09 – 16h

Local: Canal da Transposição em Monteiro

Dia 21/09 – 9h

Local: Cras – Clube municipal da Prata

Dia 21 – 17h

Local: Centro Histórico Idelvita Rodrigues em Ouro Velho

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.