A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) abre, nesta quinta-feira (15), as inscrições para oito editais pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) que, juntos, somam quase R$ 6 milhões em premiações e são voltados para todas as linguagens e projetos de cultura de João Pessoa.
O recurso é oriundo da Lei Aldir Blanc II, do Governo Federal, já está em caixa e, até dezembro, a Funjope pagará todos os projetos selecionados. As inscrições seguem até 13 de setembro.
A inscrição para os oito novos editais poderá ser feita na plataforma JPCultura, que é autoexplicativa.
Para os oito projetos, que contam com recursos da Lei Aldir Blanc II, podem se inscrever qualquer agente cultural que atua em João Pessoa há pelo menos um ano, a contar da publicação do edital, a exemplo de coletivos culturais, organizações não governamentais, empresas de cultura, artistas individualizados, pessoa física e jurídica, entre outros.
O agente cultural deve preencher o formulário de inscrição online que constitui o Plano de Trabalho (projeto) na plataforma JPCultura e encaminhar a documentação obrigatória que consta no edital. Cada um poderá concorrer com, no máximo, duas inscrições e poderá ser contemplado com, no máximo, um projeto.
As cotas são para pessoas negras (pretas e pardas); pessoas indígenas; pessoas com deficiência; pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas de comunidades tradicionais e povos de terreiro.
Os editais e anexos estão disponíveis no Portal da Transparência e na plataforma JPCultura. Demais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], pelo telefone (83) 3213-4406 e pelo WhatsApp (83) 3213-4401.