O grande sonho está perto de se tornar realidade: começa nesta segunda (8) a última etapa do Circuito Mundial de Surfe e, com ela, a possibilidade de, pela primeira vez na história, um atleta brasileiro da modalidade gritar “é campeão!”.
Leia mais notícias de Esportes no Portal Correio
Gabriel Medina chega à etapa do Havaí liderando o ranking, com 56.550 pontos. O brasileiro é o único atleta que depende apenas de si para levar o título.
Na primeira fase da etapa, Gabriel disputará sua bateria contra o espanhol Aritz Aranburu e outro adversário a ser definido em fase prévia de classificação.
Especialista em tubos, Medina tem tudo para conseguir bons resultados em Pipeline. Porém, na vice-liderança, com pontuação de 53.100, o australiano Mick Fanning promete chegar com tudo para estragar a festa do brasileiro. Para completar o “sinal de alerta”, Kelly Slater ocupa a terceira colocação, com 50.050 pontos.
Para se sagrar campeão, o atleta precisa, ‘apenas’, chegar à final, sem necessariamente vencer.
Se acontecer de o brasileiro perder na segunda ou na terceira fase, precisa “secar” Slater e Fanning. O surfista onze vezes campeão mundial não pode vencer a etapa e o australiano não pode chegar às semifinais. Se Medina perder na quinta fase, tem que torcer para Mick Fanning não ir à final e, perdendo nas quartas ou semifinais, o vice-líder do ranking não pode vencer a etapa.
O Circuito termina no dia 20 de dezembro e Medina pode se eternizar como o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe.