Início Entretenimento

Galeria Casarão 34 recebe exposição a partir desta sexta

A exposição “In Situ”, das artistas paulistas Adriana Moreno e Marina Zilbersztejn, será aberta nesta sexta-feira (14), às 19h, na Galeria Casarão 34 e fica em cartaz até o dia 13 de março. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A mostra é realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural, e foi uma das propostas selecionadas no Edital de Ocupação 2019. 

A exposição apresenta um conjunto de trabalhos em papel de grandes dimensões. São monotipias feitas a quatro mãos, cujos elementos reunidos configuram uma fusão das pesquisas visuais de Adriana e Marina. A distribuição das obras no espaço da galeria transporta o público para uma ideia de coleção de achados arqueológicos, com mapas de desenhos e impressões desses achados.

“Em ‘In Situ’ as artistas utilizam tipologias animais, vegetais e geológicas; cartografias, diagramas de representação espacial e territorial, em imagens que se prestam à descrição, categorização, demarcação, e especificação do mundo como conhecemos. O resultado, em ambos os casos, são estampas de uma plasticidade polissêmica, que fazem de seu ponto de partida uma referência tão persistente quanto provisória”, pontua Janaína Nagata, no texto crítico da mostra.

As artistas

Adriana Moreno é graduada em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP), onde atualmente realiza pesquisa de doutorado em Poéticas Visuais. Os trabalhos de Adriana se fundamentam na investigação dos campos do desenho e da gravura em relação às suas possibilidades materiais. A artista fez experimentações com as possibilidades materiais que o tusche, na litografia, agrega ao desenho.

Marina Zilbersztejn é formada em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como designer gráfica e desenvolve pesquisa sobre métodos não convencionais de impressão, ministrando oficinas relacionadas a arte impressa, produção gráfica e publicações. Participou do International Contemporary Printed Art Exhibition & Symposium na Universidade de Tóquio, Japão. A mostra seguiu para China, Eslováquia e Polônia.

Edital 2020

As inscrições do edital de ocupação para o ano de 2020 permanecem abertas até o dia 13 de março e podem ser realizadas presencialmente na sede do Casarão 34. O edital vai selecionar quatro propostas e conceder uma premiação de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada projeto selecionado. As propostas de exposições podem contemplar as diversas linguagens artísticas.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.