Início Notícias

Saiba como solicitar garantia de produto sem a nota fiscal

A nota fiscal não é imprescindível para comprovação da compra de um bem ou de um serviço e, portanto, não é um documento indispensável para provar a relação de consumo e nem para o consumidor exigir seu direito quanto à garantia estabelecida por lei, podendo ser substituído pelo termo de garantia ou o documento que o substitui.

Leia também:

De acordo com Procon de João Pessoa, no caso do consumidor perder a nota fiscal e o produto apresentar defeito, ele pode, apenas com o termo de garantia, que é aquele certificado que as lojas são obrigadas a emitir no momento da compra, requerer a garantia, desde que esteja dentro do prazo legal previsto na legislação, que normalmente é de um ano.

O certificado de garantia entregue ao consumidor ao adquirir um produto deve conter as mesmas informações contidas na nota fiscal e mais as especificações técnicas do produto. “É muito mais fácil perder uma nota fiscal do que extraviar um termo de garantia. É muito raro algum consumidor não guardar com todo o cuidado esse documento, principalmente dos bens duráveis como eletrodomésticos e eletrônicos”, explica o secretário Helton Renê.

Outro procedimento

Agora, quem perdeu a nota fiscal e precisa dela para outro tipo de procedimento, uma declaração de compra pode substituir o documento extraviado, podendo ser solicitado ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou ao prestador de serviço. A nova nota fiscal deve conter as mesmas informações contidas no que foi extraviado. “A declaração de compra é um documento legal”, informa Renê.

É melhor guardar

Helton Renê salienta que a nota fiscal é um documento importante e deve ser guardado com cuidado porque o seu extravio causa, no mínimo, perda de tempo. “Só o fato de ir atrás de uma segunda via ou de uma declaração de compra já é estressante. Por isso, aconselho que os documentos referentes às compras de produtos e serviços sejam bem guardados. Mas, em caso de extravio da nota fiscal, não há motivo para preocupações, principalmente em relação à garantia”.

Termo de garantia

O termo ou declaração de garantia é o documento que permite que o consumidor busque a substituição ou conserto do produto que tenha apresentado vício junto ao estabelecimento vendedor ou fabricante. Quando da troca ou o exercício ao direito de garantia, o estabelecimento deverá também emitir na nova nota fiscal os valores correspondentes à anterior e as demais informações, a exemplo dos valores dos impostos.

Lei federal

A nota fiscal é documento obrigatório para quem arrecada os impostos, no caso o Estado (cuja relação é direta com o fornecedor), mas não é documento indispensável para provar a relação de consumo, por isso, todo fornecedor, independente do valor do produto ou serviço, deve fornecer a nota fiscal para o cliente, conforme Lei Federal 8.846.

Comentários

  • ANDRESA LOPES PEREIRA DA SILVA disse:

    Comprei um celular e até agora não recebi nota
    Já dei várias vezes e até agora nada
    O que posso fazer

  • Cassia disse:

    Fiz uma troca de tela do meu celular e até hj não fiquei satisfeita com o conserto,pelo contrário tive mais gastos. Agora acho que perdi a garantia de 3 meses o que posso fazer pois quero fazer uma reclamação no procon?

  • Giuseppe disse:

    Vou me valer desta orientação, recentemente comprei um acessório no site da Americanas porém o vendedor era um vendedor de Marketplace. O vendedor não emite nota fiscal e até a ocasião eu não sabia, foi enviado apenas uma declaração de conteúdo informando que não se enquadrava como contribuinte.

  • Sandra Bernhardt disse:

    Eu sempre tiro uma cópia dos cupons anoto a validade da minha garantia e guardo numa pasta. Vc pode até tirar uma foto com seu celular e guardar numa pasta separada e que tenha back-up. É so mostrar para o vendedor na hora que dá certo também.

  • Luiz Corrêa disse:

    Hoje em dia, é muito comum fabricantes de lâmpadas de LED fornecerem garantias superiores a 1 ano, chegando até 5 anos, dependendo da empresa. Como seria possível solicitar o reparo e ou substituição dentro do prazo previsto, quando os cupons fiscais se apagam devido ao tempo?

    • Diógenes disse:

      Já usei garantia de lâmpadas várias vezes após 1 ano e eles aceitavam a embalagem como comprovante para a garantia

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.