Moeda: Clima: Marés:

Gestão da prefeita Anna Lorena recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal

Monteiro, no Cariri paraibano, foi reconhecida pela World Crafts Counscil (WCC), como Cidade Mundial do Artesanato para Renda Renascença, se tornando o primeiro município do Brasil a receber o certificado pelo trabalho com a renda renascença, que ganhou notoriedade com a implantação do Centro da Renda Renascença (Crença), em parceria com a Prefeitura Municipal, e o desfile “Somos Todos Paraíba”, realizado em 2020, inspirado na obra do artista plástico Flávio Tavares e coordenado pelo estilista Ronaldo Fraga.

O reconhecimento foi comemorado e coroado no município de Monteiro através da Moção de Aplausos de autoria do presidente da Câmara Municipal de Monteiro, o vereador Hélio Sandro Lira. A Moção de aplausos parabeniza também as rendeiras que fazem parte do Centro da Renda Renascença.
A prefeita Anna Lorena agradeceu o reconhecimento e destacou que este é um orgulho não só para a gestão e para as rendeiras, mas de todos os monteirenses e de toda a região.

“Agradeço o reconhecimento através da Câmara de Vereadores, mas aqui também deixo o meu orgulho, e de todos nós caririzeiros. É a nossa cultura e nossa história que está sendo reconhecida e sendo levada aos quatro cantos do mundo”.

A Cidade Mundial da Renda Renascença
O Conselho Mundial do Artesanato (WCC AISBL) é uma organização não-governamental, filiada à Unesco e tem como objetivo fomentar a economia por meio de atividades artesanais, com a realização de programas, oficinas, conferências e seminários, com atuação em cinco regiões do mundo, visitando arranjos produtivos vinculados ao artesanato com perspectiva de se tornar referência mundial.

A certificação internacional de Cidade Mundial da Renda Renascença foi concedida após visita de três conselheiros do Uruguai, Espanha e Chile, representantes do Conselho Mundial do Artesanato, ao Cariri, após encaminhamento de um dossiê estatístico, assinado pelo governador João Azevêdo, pela prefeita Anna Lorena, pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez e pelo diretor-técnico Sebrae, Luiz Alberto Amorim, para candidatar Monteiro ao título de cidade brasileira da renda renascença. Com esta ação, a delegação se deslocou ao município e foi a responsável por confirmar in loco as informações prestadas no documento e recomendando o título ao Conselho Mundial do Artesanato.

Crença
Localizado em um prédio histórico, no Centro de Monteiro, o Centro de Referência da Renda Renascença e do Artesanato é o estímulo para cerca de 3 mil rendeiras e representa um espaço de capacitação e de comercialização da arte, contemplando também artesãos de Camalaú, Zabelê, São João do Tigre e São Sebastião do Umbuzeiro.

O local conta com toda estrutura e ambientação tanto como loja, quanto laboratório de inovação e tecnologia para o desenvolvimento do artesanato em renda renascença do Cariri.

*Conteúdo de responsabilidade da Prefeitura de Monteiro

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.