Início Recomendamos

Gestão do tempo garante boa produtividade; descubra métodos

Produtividade não tem a ver com trabalhar mais. A Organização Internacional do Trabalho e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico mostram que alemães trabalham 38 horas semanais e são quatro vezes mais produtivos que brasileiros em suas 44 horas semanais. Assim, a gestão do tempo é uma aliada da produtividade porque você planeja e organiza tarefas do dia e do ano.

Para a Profa. Ma. Gislene Pereira, coordenadora do curso de Administração do Unipê, a gestão do tempo traz resultados efetivos ao propiciar que você faça mais com menos tempo para atingir objetivos traçados, dando mais confiança pessoal e profissional, além de diminuir o estresse (por trabalhos improvisados) e minimizar a ansiedade ao proporcionar mais tempo pessoal. Ao aplicá-la, pense em todos os horários. “Ela permite um equilíbrio na distribuição das tarefas, de modo a trazer qualidade ao trabalho, tanto nos horários mais produtivos quanto nos demais”, garante Gislene.

Há métodos eficazes como o GTD (Getting Things Done): recolha, esclareça, organize, reflita e faça a demanda. Visual, o “Kanban” divide a tarefa em estágios separados por colunas (“a fazer”, “em andamento” e “concluído”, por exemplo). Na medida em que um estágio é cumprido, passe para outra coluna.

Deve haver comprometimento e disciplina nas tarefas listadas, e é preciso definir objetivos, metas e prazos. Ter tempo para atividades urgentes e emergenciais imprevistas é essencial – caso não ocorram, remaneje outras para evitar ociosidade. Não deixar atividades para a última hora e delegá-las é importante, “pois ninguém consegue fazer tudo e bem, sozinho”.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.