Moeda: Clima: Marés:
Início Executivo

Governo denuncia ataque de garimpeiros à base do Ibama na terra Yanomami

Grupo furou o bloqueio e atirou contra agentes, nesta quinta (23); durante a troca de tiros, um invasor foi baleado e detido pela PF
Policiais durante operação contra garimpo ilegal em terras Yanomami (Foto: Divulgação)

Garimpeiros atacaram a base federal do Ibama instalada há duas semanas na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, nesta quinta-feira (23). Conforme reportou o R7, criminosos armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações.

Um dos garimpeiros ficou ferido na troca de tiros e foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos. “Os criminosos desciam o rio em sete ‘voadeiras’ de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os criminosos fugiram”, afirmou o governo.

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o ataque criminoso foi programado. “Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, afirmou.

Palavras Chave

ExecutivoPolicial
publicidade
© Copyright 2026. Portal Correio. Todos os direitos reservados.