Foi publicado, nesta sexta-feira (15), no Diário Oficial da União (DOU), o edital do concurso da Polícia Federal. São ofertadas 1.500 vagas, distribuídas entre os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. Há reservas para candidatos negros e pessoas com deficiência. As inscrições acontecem de 22 de janeiro a 9 de fevereiro. Acesse o edital.
O concurso será formado por provas objetiva, discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica e avaliação psicológica em todos os cargos. Para a função de delegado, haverá ainda prova oral e avaliação de títulos. Já os candidatos ao cargo de escrivão serão submetidos a prova de digitação.
Todos os cargos exigem formação de nível superior. Para o cargo de delegado, é necessário ser Bacharel em Direito e comprovar ao menos três anos de atividade jurídica ou policial. Podem concorrer às funções de agente, escrivão e papiloscopista profissionais com diploma reconhecido pelo MEC em qualquer área de conhecimento.
Conforme o edital, a previsão é de que as provas objetivas e discursivas sejam aplicadas no dia 21 de março. O teste de aptidão física é previsto para 1º e 2 de maio e a avaliação médica para 5 e 6 de junho. A avaliação psicológica acontecerá em dias específicos para cada cargo, entre julho e setembro. As provas oral e prática de digitação acontecem em agosto. O resultado final do concurso deve ser divulgado no dia 30 de setembro.
O concurso será executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e pela Polícia Federal.