Moeda: Clima: Marés:
Início Meio ambiente

Grande João Pessoa tem 14 praias afetadas por aparecimento de óleo

Nesta quarta-feira (31), a Marinha enviou amostras do óleo para análise em laboratório no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Imagem compartilhada no WhatsApp

Subiu para 14 o número de praias paraibanas que registram aparecimento de óleo desde o fim de semana. De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), já foram encontrados fragmentos do produto em João Pessoa, Conde, Pitimbu e Cabedelo.

“O volume de óleo registrado foi mínimo, não havendo motivos para preocupação quanto à qualidade da água, ficando recomendado à população apenas que evite contato com o material caso ainda o encontre em uma das praias atingidas”, informou a Sudema, em nota.

A Sudema tem acompanhado o caso, em conjunto com os demais órgãos competentes, a exemplo das secretarias municipais de meio ambiente, Ibama e Capitania dos Portos. Nesta quarta-feira (31), a Marinha enviou amostras do óleo para análise em laboratório no Rio de Janeiro.

O aparecimento dos fragmentos ocorre três anos após o maior desastre de vazamento de óleo do país. Mais de 1.000 praias do Nordeste e Sudeste foram atingidas por manchas de óleo em 2019. O primeiro caso foi registrado no fim de agosto daquele ano, mas os aparecimentos persistiram até março de 2020. No fim do ano passado, a Polícia Federal concluiu que o óleo havia sido lançado ao mar por um petroleiro grego, a uma distância de 700 quilômetros da costa brasileira.

Em janeiro deste ano, manchas foram vistas nas praias de Areia Dourada, Camboinha, Ponta de Campina e Formosa. A origem do produto é investigada pela Capitania do Portos e pela Prefeitura de Cabedelo.

Praias afetadas pelo novo aparecimento de óleo

  • João Pessoa: Caribessa e Jacarapé
  • Conde: Praia do Amor, Carapibus, Coqueirinho, Tambaba e Barra do Graú
  • Pitimbu: Praia Bela, Praia Azul, Praia Guarita, Praia da Pontinha/Acaú
  • Cabedelo: Praia de Intermares, Ponta de Campina e Praia do Poço
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.