Início Geral

Grupo do Ceará apresenta peça sobre a Primeira Guerra Mundial, em JP

Nesta terça (7) e quarta-feira (8) o Festival Piollin de Teatro recebe o espetáculo ‘Diga que você está de acordo! MÁQUINAFATZER!’, do Teatro Máquina do Ceará. A apresentação acontece a partir das 20h, no teatro do Centro Cultural Piollin.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

O espetáculo fala sobre a Primeira Guerra Mundial, mas fala também sobre linguagem. Tentando fugir da Primeira Guerra Mundial, quatro soldados se veem confinados numa casa, à espera de uma possível revolução. Em meio ao conflito e às condições sigilosas de refugiados, o grupo tenta chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes.

Entre as figuras, Fatzer é o egoísta. Na encenação do Teatro Máquina, o grupo dá forma à narrativa com tensão, repetição e engajamento físico e construção/destituição de uma língua em invenção. O espetáculo traz fragmentos da peça Decadência do egoísta Johann Fatzer, escrito por Bertolt Brecht entre 1926 e 1931.

Além das apresentações, o grupo fará uma fala pública gratuita, onde demonstrará o processo criativo da peça. Na atividade, que tem início às 15h, os artistas decupam algumas cenas do espetáculo e assim revelam as formas de criação desse trabalho e as escolhas da encenação. O estudo da encenação e do trabalho dos atores através de cenas do espetáculo revela as escolhas relativas às noções de tempo e espaço.

O espetáculo enclausura os desertores em espaço reduzido, que se expande enquanto se destrói, em dilatação física e metafórica da guerra. Nele o espaço se torna corpo e dramaturgia, nos quais se discute as formas de aniquilamento engendradas pelo próprio homem. O tempo, por sua vez, está carregado de um passado-presente-futuro que convoca aproximações com os extremos da violência e das guerras atuais.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.