Hemocentro de CG est? com estoques baixos e faz apelo para conseguir doadores

12
COMPARTILHE

A diminuição no número de doadores com a crescente chegada dos turistas, e a maior possibilidade de acidentes, vem preocupando o Hemocentro de Campina Grande. A unidade registra baixos estoques, especialmente de sangue com tipagem negativa, e pede para que a população volte a doar.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a diretora do Hemocentro em Campina, Marisa Agra, os estoques com sangue ‘O negativo’, ‘A negativo’, ‘B negativo’ e ‘AB negativo’ estão baixos para o período.

“Sabemos que o período é festivo e, normalmente, existem maiores probabilidades de ocorrer acidentes com vítimas necessitando de transfusão de sangue. Como os doadores do tipo O negativo são doadores universais eles devem comparecer e ajudar para que possamos manter um bom estoque e ajudar cada vez mais pessoas que necessitam de sangue”, disse a diretora.

Ainda segundo Marisa Agra, a média diária normal é de 110 doadores, mas o número tem caído com a proximidade do São João.

“Estamos tendo uma média inferior, com menos de 100 doadores por dia e isso pode fazer com que o estoque fique baixo e com risco de faltar sangue. Temos percebido, nos últimos dias, uma melhora, mas precisamos de cada vez mais doadores para garantir um bom estoque e termos tranquilidade no São João”, concluiu a diretora do Hemocentro de Campina.

Recomendações

A Secretaria de Saúde do Estado recomenda como o doador deve proceder para doar sangue:

Homens e mulheres:

– com idade entre 18 completos e 65 anos 11 meses e 29 dias
– Peso: acima de 50 Kg
– gozar de boa saúde

Documentação e orientações:

– Documento: Ao apresentar-se para doação, o doador deverá apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial;

– Não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas;

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis, Gonorréia, AIDS, etc;

Para proteger a sua saúde e a do paciente é importante:

– Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação.

– Obedecer o prazo de doação: 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres.

– Não estar grávida ou amamentando.

– Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas