Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Hemocentro homenageia ‘heróis da doação’; conheça as histórias

O Hemocentro da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (23), uma ação de homenagem a doadores de sangue, além de empresas e entidades que apoiam a causa. O evento aconteceu na sede de João Pessoa, em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no domingo (25).

A coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Elaine Santana, explica que a principal intenção é estimular a doação regular, aquela que a pessoa faz por iniciativa própria, diferente das realizadas em nome de um paciente específico.

“Nós chamamos àqueles que mais doaram aqui no Hemocentro para prestigiá-los, dizer o quanto eles são importantes. O momento é de celebrar por essas pessoas terem abraçado a doação de sangue como ação social e ajudado o banco de sangue a se manter estável”, diz.

Heróis de verdade

Conforme Elaine Santana, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. No evento de homenagem, os doadores leram mensagens de pacientes do Hospital Napoleão Laureano, que dependem do ato de solidariedade para alimentar a esperança na cura do câncer. “Eu gosto muito de você”, dizia o bilhete escrito por uma das crianças atendidas pelo hospital.

Doadores leram mensagens de pacientes do Hospital Napoleão Laureano (Foto: Portal Correio)

O músico Neto Costa foi um dos homenageados. Doador há um ano, ele ainda ajuda participando de eventos sociais e culturais promovidos pelo Hemocentro. “Eu acho a doação algo muito importante porque o sangue é algo que a gente não pode comprar e todos nós podemos precisar um dia. Sempre que posso, eu tento ajudar de alguma forma, seja com doação ou vindo voluntariamente fazer algum incentivo aos eventos sociais, principalmente nessa época do ano, em que aumenta a demanda e a doação cai”, conta.

A estudante Giovanna Urquiza comemorou seu aniversário de 16 anos, em 2 de maio deste ano, doando sangue. “Eu sempre quis doar. Quando estava perto de completar 16 anos, cheguei ao peso mínimo necessário e decidi que no dia do meu aniversário eu viria doar”, lembra a adolescente, cuja mãe também é doadora. As duas receberam homenagens do Hemocentro.

Doadores também receberam brindes no evento (Foto: Portal Correio)

Quando uma pessoa fala, outras despertam

As homenagens se estenderam a grupos que se mobilizaram para doações. Entre eles, estavam profissionais da Epasa – Centrais Elétricas da Paraíba. Em setembro, um grupo de 40 funcionários foi até o Hemocentro e 30 deles doaram sangue. A iniciativa foi sugerida pelo técnico de segurança Niceval Sales.

“É uma coisa que temos dentro de nós, essa vontade de ajudar o próximo. Então na palestra que fizemos na empresa, uma coisa que falei foi: Quando você tem um parente que está numa situação crítica, precisando de sangue, você lembra que não tem ‘sangue azul’, você lembra que o seu sangue é vermelho“, recorda Niceval.

A mensagem fez efeito positivo nos colegas e na direção da empresa, que organizou a ida ao Hemocentro, disponibilizando um ônibus.

Evento reuniu doadores e representantes de empresas que apoiam a a iniciativa (Foto: Portal Correio)

Caravana Solidária

Quem não tiver condições de levar um grupo grande ao Hemocentro, pode agendar o serviço Caravana Solidária, que é totalmente gratuito. “Buscamos e levamos de volta grupos com a partir de 10 pessoas em toda Grande João Pessoa. Basta ligar para 3218-7698 e agendar um dia”, informa a coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas Elaine Santana.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.