Início Geral

Hino da Paraíba é pouco conhecido pode ser substituído; veja vídeo e entenda

O Hino da Paraíba nasceu em 1905, escrito por Francisco Aurélio de Figueiredo e musicado por Abdon Felinto, mas nunca caiu ‘no gosto’ do paraibano. Assista ao vídeo abaixo. Confira a enquete no fim da matéria.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em 1930, um projeto do deputado Generino Maciel foi aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba, que pedia a mudança do hino. No mesmo projeto, foi determinada a criação da bandeira ‘Nego’; ela saiu do papel, mas o novo hino não.

“Fizeram um concurso para que o hino caísse no gosto popular, sofreu algumas alterações, mas continuou sendo ignorado. O hino pode ser repensado, pode ser substituído pelo ‘Sublime Torrão’, pode-se fazer um concurso para criação de um novo hino, pode ganhar uma nova leitura, etc”, explicou o historiador Valdir Lima.
Alguns estudantes paraibanos criaram uma nova melodia para a letra.

Assista à reportagem completa abaixo.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

  • Magdala Cavalcanti de Melo disse:

    Oi Linda, Só agora vi a reportagem sobre o Hino da Paraiba. Minha mãe, já falecida, nasceu em 1917 e cantava o Hino todo. Uma amiga de Teixeira, também sabia. Gostaria que você descobrisse essa letra. Fala : Foi por Vidal de Negreiros que nossa raça medrou, … às margens do Sanhauá…A música parece a que foi divulgada. Pode me responder? Sou muito grata Abraços Magdala

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.