Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Hospitais de João Pessoa suspendem visitas devido ao aumento de casos da Covid-19

Medidas adotadas nas instituições procuram garantir os cuidados com a saúde dos pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores
Hospitais
Hospital Universitário Lauro Wanderley (Foto: Divulgação)

Os hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Pediátrico (Unimed) e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, suspenderam as visitas aos pacientes devido ao aumento de casos de Covid-19.

As medidas adotadas nas instituições procuram garantir os cuidados com a saúde dos pacientes, acompanhantes, médicos e colaboradores. Veja abaixo detalhes de cada unidade:

Unimed

Além do aumento dos casos de Covid-19, as visitas a pacientes nos hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Pediátrico, unidades próprias da Unimed João Pessoa, também estão suspensas em virtude do cenário de alta de casos de influenza.  

A decisão foi tomada pela Unimed JP e há ainda a recomendação de apenas uma pessoa acompanhar o paciente quanto este procurar atendimento na urgência e emergência.  

No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, os pacientes de apartamento ou enfermaria poderão ter um acompanhante, que deverá permanecer por pelo menos 48 horas, antes que possa trocar com outro familiar ou cuidador do paciente. O boletim médico vai ser passado diariamente pelo médico responsável pelo atendimento.  

Já nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) não haverá visitas ou acompanhantes. Dois boletins serão passados diariamente aos familiares. Um pela manhã, pelas equipes de psicologia e serviço social, e outro à tarde, mais detalhado, que será passado pelo médico.  

Todo o contato com os familiares será por telefone e as equipes ligarão para os números disponibilizados no prontuário do paciente.

No Hospital Pediátrico, tanto em apartamento e enfermaria quanto nas UTIs, apenas os pais ou responsáveis legais podem permanecer com as crianças internadas.

Hospital Universitário Lauro Wanderley

As visitas presenciais a pacientes estão suspensas no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, a partir desta terça-feira (1º). 

Conforme o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Medeiros, a medida foi tomada nessa segunda-feira (31), pelo Comitê Operativo de Emergência/Covid-19, e também levou em consideração a elevação de casos da doença entre funcionários do hospital-escola, o que impacta diretamente nas escalas de assistência.

“Essas medidas visam a mitigar os impactos atuais e futuros na assistência bem como garantir a integridade de servidores e pacientes. Em virtude da dinâmica do processo, as mudanças são passíveis de reavaliações imediatas, conforme o desenrolar dos fatos inerentes à própria infecção e determinações com base nos decretos e normas das autoridades sanitárias”, afirmou José Eymard.

O gerente de Atenção à Saúde do HULW acrescentou que, apesar de o hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba não ser, no momento, referência ao atendimento Covid-19 na rede de assistência à saúde, a instituição está à disposição para colaborar, caso haja necessidade. 

“Conforme o andamento do quadro nos colocamos à disposição para, junto às instâncias gestoras (estadual e municipal), atuarmos na retaguarda aos casos de Covid de alta complexidade, a exemplo do papel desempenhado pelo HULW nas ondas anteriores da doença”, declarou José Eymard Medeiros.

Mudanças no HULW:

  • Suspender as visitas presenciais, com passagem de informações diárias por via telefônica, com emissão de boletim médico diário para os usuários sem acompanhantes;
  • Manter o direito aos acompanhantes nos casos previstos em lei, inclusive em ambulatórios, com permanência hospitalar de 48 horas. Eventuais necessidades de substituição em prazo inferior serão analisadas individualmente;
  • Implementar visita virtual em casos de prolongamento da necessidade das medidas descritas, conforme avaliação individualizada da equipe assistencial perante cada caso;
  • Manter um dos leitos da unidade DIP Covid para atendimento de gestantes diagnosticadas com Covid-19 no HULW; os demais leitos serão destinados a pacientes diagnosticados positivos já internados no HULW;
  • Em caso de lotação dos leitos da Unidade DIP Covid, o paciente Covid positivo deve ser isolado na clínica de origem até que seja providenciada a transferência para um hospital de referência, por meio da regulação estadual.
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.