Início Geral

Hospital recebe 200 mulheres vítimas de estupro por ano em João Pessoa

Nesta segunda-feira (10) é celebrado o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher e dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde apontam para uma realidade longe da desejada: cerca de 200 mulheres procuram atendimento médico todos os anos em João Pessoa por terem sido vítimas de estupro.   

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em âmbito nacional, esse número passa de 23,6 mil e, segundo o Mapa da Violência, corresponde a 11,9% do total de agressões sofridas pela população feminina. Os maiores percentuais são da violência física, 78,7%, e psicológica, 23%. No total, estima-se que 198 mil mulheres sejam agredidas por ano no Brasil, o que significaria mais de 540 vítimas por dia.

Em João Pessoa, o atendimento a vítimas de estupro é feito no Instituto Cândida Vargas, no bairro de Jaguaribe. A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde, Tânea Lucena, explica que as vítimas devem comparecer ao hospital em até 72 horas após a violência. Os primeiros procedimentos visam evitar gravidez e infecção por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Após os primeiros atendimentos e cuidados específicos, as mulheres passam por um período de acompanhamento conforme a necessidade de cada caso”, diz.

Tânea destaca ainda que as mulheres que sofrerem violência sexual podem procurar diretamente o ICV, mesmo sem antes ter passado por uma delegacia de polícia. “Muitas vezes elas já são encaminhadas ao serviço pela polícia, mas não precisam ir primeiro a uma delegacia”, explica.

Para as crianças abaixo dos 12 anos de idade que sofrerem algum tipo de violência sexual, o serviço de referência é o Hospital Arlinda Marques. 

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.