Início Notícias

HULW suspende cirurgias eletivas e novas internações

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, suspendeu temporariamente a realização de cirurgias eletivas e a internação de novos pacientes. A medida, válida a partir desta quinta-feira (3), tem como objetivo preservar o estoque de luvas, que é considerado crítico pela direção do hospital.

Leia também:

Ao Portal Correio, a assessoria de comunicação do HULW esclareceu que as luvas estéreis e de procedimento não acabaram, mas o estoque está baixo. O problema acontece devido à demora da entrega dos equipamentos pelos fornecedores. A nova previsão é de que na semana que vem o material seja entregue.

“A demanda diária é muito alta. Não estamos sem luvas, mas a situação do estoque é crítica. A decisão de suspender as novas internações e as cirurgias eletivas é de caráter protetivo e temporário”, informou o HULW.

De acordo com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), as cirurgias que não puderem ser realizadas no período em que o estoque está baixo serão remarcadas. Funcionários do hospital irão entrar em contato com os pacientes para informar a nova data.

“O fluxo de cirurgias estava reduzido, sendo quase que exclusivamente voltado para casos de cirurgias oncológicas, demandas internas e procedimentos obstétricos e ginecológicos. As urgências internas e o atendimento obstétrico seguem sendo realizados normalmente”, completou o HULW.

Burocracia e valores altos

Em relação às luvas de procedimento, existe uma ata de pregão vigente, mas as empresas vencedoras da licitação não realizaram a entrega dos insumos, de acordo com o HULW. Existe ainda uma compra centralizada desse tipo de material realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal que administra o HULW, visando atender a demanda das filiais em virtude da pandemia de Covid-19. Contudo, este material também não foi entregue.

Também está em andamento processo de licitação que trata da aquisição por pregão eletrônico desses insumos, porém as negociações com os licitantes interessados não prosperaram por motivos alheios ao HULW e, possivelmente, os itens serão fracassados. Está sendo elaborado um novo pregão eletrônico para tentativa de ressuprimento dos estoques. A aquisição em caráter emergencial de luvas de procedimento foi realizada e a previsão é que a entrega ocorra nos próximos dias.

No caso das luvas estéreis, outro item essencial no atendimento aos pacientes, principalmente na realização de procedimentos cirúrgicos, ocorre a mesma situação de descumprimento na entrega pelos fornecedores. Foi deflagrado processo, contudo a empresa vencedora não entregou, e a segunda colocada, no momento do empenho, estava impedida de licitar. Consequentemente, foi acionada a terceira colocada no processo licitatório, a qual deve entregar as luvas até a próxima semana.

Conforme o Hospital Universitário, houve aumento considerável nos valores cobrados pelas luvas. Antes, os materiais tinham preços de 200% a 300% menores que os atuais.


* Matéria atualizada às 11h45 para acréscimo de informações.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.