Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

HU de CG marca 300 consultas de prevenção ao câncer de próstata

O Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, faz, de 11 a 13 de novembro, as marcações de consultas do mutirão Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. Serão 300 vagas e o contato com o hospital deve ser feito pelo telefone 2101-5640, das 8h às 11h e das 13h às 17h. É necessário estar com o cartão do SUS em mãos no momento do agendamento.

Os atendimentos terão como público-alvo homens a partir de 45 anos. Entre os dias 16 a 27 de novembro, os pacientes que realizaram a marcação irão fazer o exame de PSA (que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico). Assim, os participantes do mutirão vão para as consultas com os urologistas já portando o resultado de seus exames. Os atendimentos com os especialistas vão acontecer no início de dezembro.

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para este ano, a estimativa é de 65.840 novos casos no Brasil. Na Paraíba, a previsão é de 1.740 novas ocorrências.

Segundo o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.