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HULW retoma atendimento e divulga telefones para remarcações

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e vinculado à Rede Ebserh, em João Pessoa, iniciou a retomada do atendimento ambulatorial na instituição. Devido à suspensão das consultas, ocorrida em março deste ano em função da pandemia de Covid-19, o centro de saúde precisa reagendar 30 mil consultas de 22 mil pacientes. Para isso, foi elaborado um plano de retomada das atividades assistenciais.

A nova dinâmica começou no início de agosto e, por dia, são atendidos cerca de 200 usuários. O trabalho é coordenado pela Gerência de Atenção à Saúde (GAS), por meio do Serviço de Regulação e Avaliação em Saúde.

Em uma nova fase do plano de retomada, o Serviço de Regulação do HULW divulgou o número de cinco linhas telefônicas, para que os próprios pacientes possam entrar em contato com o Hospital Universitário e remarcar sua consulta. Os telefones à disposição da comunidade são: 3206-0606, 3206-0609, 3206-0652, 3206–0656 e 3206-0689. Importante: o horário de atendimento para o reagendamento por telefone é das 8h às 12h e das 14h às 16h.

Segundo o HULW, inicialmente, serão remarcados os agendamentos para os pacientes que não realizaram consultas no período de 18 de março a 30 de abril passado. Além de os próprios pacientes poderem ligar para o Hospital Universitário, o Serviço de Regulação continuará fazendo ligações para os usuários com cadastro ativo e regular na instituição.

A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Analyane Braga, explicou que a reabertura do ambulatório está sendo gradual, no intuito de manter as medidas preventivas para a contaminação por coronavírus.

“Já estávamos atendendo em alguns setores, com cirurgias oncológicas, pré-natal e pulsoterapia. Nessa nova etapa, aos poucos estamos acrescentando as especialidades clínicas”, afirma. Ela disse ainda que, no momento, o HULW está atendendo presencialmente apenas 40% da demanda habitual.

Para acomodar os usuários que chegam antes do horário de atendimento, foram instaladas tendas fora do ambulatório, onde há uma equipe que orienta e organiza os pacientes em relação ao dia e à hora da consulta. Já na entrada do HULW, há outra equipe para a triagem de usuários com sintomas de covid-19; o que é feito por meio de aplicação de questionário estruturado e verificação de temperatura.

Com o objetivo de orientar os pacientes, também foi feita toda a sinalização dos ambientes de atendimento. Além disso, nos guichês de marcação, o hospital adotou barreira física entre as filas e marcação no piso para garantir o distanciamento necessário. As medidas adotadas ainda incluem revisão de pias para lavagem das mãos e dispenser para sabão líquido e álcool em gel, além de papel-toalha.

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