Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

HULW sedia Workshop em Gastroenterologia e Hepatologia

A estatística reflete uma triste realidade: quando não tratados da forma adequada, 50% dos pacientes com cirrose hepática morrem até dois anos após o diagnóstico da doença. Para capacitar profissionais da área e reduzir os índices de mortalidade relacionados a doenças do fígado, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) e a Sociedade de Gastroenterologia da Paraíba (SGP) vão promover, neste sábado (31), um Workshop em Gastroenterologia e Hepatologia.

Com foco no tratamento da cirrose hepática, o evento ocorrerá das 8h às 12h, no auditório Professor Lindbergh Farias. As inscrições devem ser feitas na hora. Durante o evento, serão discutidos os temas de maior relevância na contemporaneidade envolvendo casos de pacientes com doenças do fígado.

“Nosso objetivo é capacitar o nosso público interno, médicos residentes, alunos e demais profissionais da área de saúde. Além disso, o evento também é aberto a gastroenterologistas e a outros profissionais médicos da cidade de João Pessoa que desejarem participar”, afirma o médico José Eymard Filho, que é coordenador do Serviço de Hepatologia do HULW e diretor científico da SGP. 

José Eymard Filho explicou que as doenças do fígado são negligenciadas e, como consequência, os pacientes recebem atendimento abaixo do ideal nas instituições de saúde. “Muitas vezes, os hospitais têm a estrutura para fazer o tratamento adequado, mas o que falta é capacitação e colocar em prática esse tipo de conhecimento que a gente vai repassar no workshop. Hoje, a estrutura existe, mas o atendimento inicial ao paciente não é desempenhado de forma ideal”, reforça. 

Conforme José Eymard Filho, é comum o profissional ter informação, mas não saber como aplicá-la. “Às vezes, falta a vivência do trabalho. Por isso que o workshop será uma atividade muito mais voltada para a discussão de condutas práticas do que para a teoria.  É muito mais ‘como eu trato’ do que debater casos empíricos”, destaca.

Na programação constam palestras que serão ministradas por cinco profissionais, todos integrantes da Sociedade de Gastroenterologia da Paraíba, sejam médicos do HULW, sejam professores da UFPB. Após cada explanação, haverá sempre um momento de debate entre os participantes. 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.