Início Geral

IBGE apura orçamentos das famílias na PB; saiba o que fazer em visita de agente

Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão nas ruas da Capital para coletar dados para a pesquisa de orçamentos familiares. O objetivo da ação é atualizar a lista de gêneros de consumo que é referência para o cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para evitar imprevistos, a população precisa ficar atenta e pedir a identificação dos agentes que são recebidos nas residências. Comente no fim da matéria e veja vídeo abaixo.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“São muitas perguntas, porque essa pesquisa é bem detalhada, é dividida em sete partes. São nove dias de pesquisa e a gente geralmente vai para cada informante uns quarto ou cinco dias”, disse o entrevistador do IBGE Pablo de França Dantas.

O IBGE quer fazer um mapeamento da renda das famílias em todo o país, como explica o coordenador estadual do levantamento, Felipe Fraga: “O objetivo principal da pesquisa é atualizar a estrutura de ponderação dos índices de inflação do país. A gente vai tentar captar todos os produtos consumidos pelas famílias selecionadas e, através disso, identificar quais são os produtos que são consumidos pela população para atualizar a base de cálculo da inflação.

A pesquisa é feita por amostragem. Na Paraíba, terão dados coletados 2.290 domicílios, de 68 cidades. O IBGE só vai encerrar o levantamento de dados em junho de 2018.

Receber o entrevistador ajuda no mapeamento do instituto. “É importante a pessoa verificar se o entrevistador está com crachá do IBGE e alguns instrumentos como a bolsa do IBGE”, recomendou Pablo Dantas. Os moradores podem ainda entrar em contato com o IBGE através do telefone 0800 721 8181 ou acessar o site www.ibge.gov.br para confirmar os dados do entrevistador e garantir a segurança da visita.

Confira reportagem da TV Correio:

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram e veja nossos
vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à
Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.