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IFPB é instituição pública com mais pessoas com deficiência em cursos de Engenharia no país

Pesquisa utilizou dados entre 2016 a 2019, quando presença de alunos com deficiência cresceu 36%
IFPB (Foto: Divulgação)

Um levantamento realizado pela plataforma Responde aí, com base nos dados do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), mostrou as universidades públicas e privadas com maior índice de alunos com deficiência nos cursos de Engenharia. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) aparece no topo do ranking nas instituições públicas, considerando que 5,4% dos estudantes de engenharia do IFPB possuem alguma deficiência. 

A pesquisa utilizou dados entre os anos de 2016 a 2019, período em que a presença de alunos com deficiência cresceu 36% nas universidades de engenharia de todo o Brasil.

Phellype Braga, aluno do curso de Engenharia Elétrica do campus João Pessoa, acredita que essa grande representatividade dos alunos com deficiência está relacionada a qualidade do ensino da instituição e o nível de acessibilidade, quando comparado a outras universidades públicas. 

Desde que ingressou na instituição, Phellype percebeu diversas melhorias na acessibilidade e inclusão, tanto em aspectos arquitetônicos como educativos.

“Como deficiente físico, posso apontar as alterações na infraestrutura, principalmente de acesso às instalações do campus, como a construção de rampas, planificação de pisos, alargamento de portas, melhorias e aumento do número de banheiros adaptados, entre outras. Também houve intensificação das políticas de conscientização da comunidade acadêmica a respeito da presença e participação dos alunos com deficiência na rotina do Instituto, com palestras, momentos para partilha de vivências e capacitação de servidores”. 

Faltando apenas dois períodos letivos da conclusão do curso, o estudante já comemora a proximidade da conclusão de uma das etapas mais importantes da vida. Phellype contabiliza momentos de superação, aprendizado e amadurecimento, tanto do ponto de vista profissional como do pessoal.

“Apesar das dificuldades também me sinto privilegiado, porque sei que o acesso à educação não é uma realidade para grande parte da população com deficiência. Minha maior expectativa com a conclusão do curso é o início da próxima etapa que é o mercado de trabalho”. 

O Diretor Geral do campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos,  acredita que essa posição de destaque do IFPB vem para coroar anos de esforços por melhorias nas áreas de acessibilidade e inclusão.

“Isso diz muito do investimento do campus João Pessoa e do Instituto Federal da Paraíba, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Esse processo foi iniciado em 2010, quando criamos o Napne, na época, com uma única servidora. A partir de então, nós começamos a perceber que tínhamos que lutar para que a instituição pudesse ser mais inclusiva, com equipe mais ampla para atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas. Hoje, temos muito ainda por fazer, principalmente, em questões ligadas à acessibilidade arquitetônica, muito ainda desenvolver na acessibilidade pedagógica, na acessibilidade assistencial, no cuidado e no zelo aos nossos estudantes com deficiência”. 

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EducaçãoIFPB

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