Início Geral

IFPB é segundo colocado no Prêmio Transparência Pública da Câmara dos Deputados

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) obteve a segunda colocação no Prêmio Transparência Pública, anunciado no final da manhã desta quarta-feira (23), em Brasília. A premiação é conferida anualmente pela Câmara dos Deputados aos profissionais e às instituições que se destacam na área.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Este ano, foram indicados ao prêmio 18 instituições públicas na categoria Governamental e oito na categoria Sociedade Civil. A eleição aconteceu nesta quarta-feira, 23, no Anexo II, Plenário 09, da Câmara dos Deputados. O IFPB foi indicado ao prêmio pelo deputado Rômulo Gouveia, obtendo sete votos. O primeiro colocado foi a Prefeitura de Rio Branco, no Acre, que obteve dez votos.

O reitor Nicácio Lopes disse que o resultado da premiação mostra como a gestão do IFPB está afinada com a transparência pública. “Mais uma vez, o nosso instituto é projetado no cenário nacional e mostra que o esforço empreendido pela equipe gestora vem rendendo bons frutos para a sociedade”, afirmou o gestor.

Transparência no IFPB

O conceito de transparência pública, no IFPB, iniciou-se no ano de 2014, no início da gestão do Reitor Nicácio Lopes. Naquele ano, foi disponibilizado um sistema de acompanhamento de diárias e passagens, com o detalhamento mensal de todos os gastos realizados pelo IFPB no pagamento de diárias e passagens para os servidores, mostrando, inclusive, o objetivo da missão para o recebimento da diária.

Já no ano de 2016, com o lançamento do novo portal da instituição, foi disponibilizado o Portal da Transparência do IFPB. Um dos destaques deste portal é a opção Execução Orçamentária, onde qualquer cidadão pode ter acesso à movimentação financeira do instituto, atualizado diariamente. Qualquer centavo que entra e que sai no IFPB é apresentado no sistema, inclusive, com o nome dos favorecidos. Outros dados públicos também estão disponibilizados no portal da transparência do IFPB, que foi concebido pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação do Instituto Federal da Paraíba.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Transparência Pública é conferido anualmente pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados através de duas categorias: (a) Governamental: melhor experiência de transparência e de fiscalização realizada por órgão, entidade, programa ou agente da administração pública direta ou indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios; e (b) Sociedade Civil – pela melhor experiência de fiscalização da administração pública realizada por pessoa, entidade ou conjunto de entidades da sociedade civil.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.