O campus Campina Grande do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) oferece, de forma gratuita, atendimentos em saúde, que estão à disposição dos estudantes regularmente matriculados na instituição, além de servidores e funcionários terceirizados.
A Coordenação de Assistência à Saúde (CAS), que é o setor responsável pelas ações preventivas e pela garantia de atendimentos básicos aos discentes, possui uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, odontólogo e nutricionista.
Para o serviço nutricional, a consulta é realizada mediante marcação de forma presencial pelo próprio aluno, na sala do CAS, conhecido como “Gabinete Médico”. O agendamento é realizado uma vez por semana, geralmente nas sextas-feiras, e o atendimento acontece na semana seguinte, de segunda a sexta, das 10h40 às 15h40, conforme disponibilidade do aluno. Os serviços ofertados são orientação nutricional e prescrição de dieta.
Os atendimentos odontológicos são outra opção ao dispor dos estudantes. Após um tempo interrompido devido à necessidade de realização de algumas adequações necessárias no consultório, o serviço retornou recentemente.
O odontólogo Cristiano Moura, profissional responsável pelos atendimentos, diz que diversos são os serviços ofertados, como promoção de saúde bucal, prevenção e atendimentos clínicos, que incluem restaurações, profilaxia, aplicação tópica de flúor e até algumas cirurgias.
Para os interessados, também é necessária a marcação prévia, que acontece toda segunda-feira, na sala do CAS. Os atendimentos são realizados de segunda a quarta, das 8h às 18h, conforme agendamento.
Já os serviços médicos e de enfermagem não dependem de marcação. Caso o estudante esteja indisposto ou apresentando alguma dor, por exemplo, pode recorrer aos serviços na sala do CAS, que funciona de segunda a sexta, das 07h às 22h.
No atendimento, o discente, inicialmente, passará pela equipe de enfermagem para uma triagem e, se necessário, será encaminhado para uma das médicas da equipe. O setor é responsável por casos de baixa complexidade.
O campus Campina Grande também possui psicólogos para atendimento aos estudantes, mas esses servidores ficam ligados à outra coordenação: a CAEST, de Assistência ao Estudante. Dependendo da urgência, os atendimentos podem acontecer sem agendamento. O contato com o setor, por e-mail, é através dos endereços [email protected] e [email protected].
Quando a demanda permite, todos os serviços podem ser estendidos aos servidores e funcionários terceirizados. Nesse caso, a orientação é procurar informações diretamente com a CAS e a CAEST.