Os esportes eletrônicos, também conhecidos como eSports, estão se tornando cada vez mais conhecidos e populares no Brasil. Essa indústria de entretenimento tem crescido em todo o mundo, mas no Brasil sua entrada cada vez maior nos mais diversos públicos é ainda mais notável. Com milhares de fãs e jogadores dedicados que acompanham as mais diferentes modalidades, esse mercado figura como um dos mais representativos no mundo de entretenimento, sendo capaz de movimentar economias e mercados. A seguir, entenda um pouco mais sobre essa popularização e conheça as principais tendências para os esportes eletrônicos.
Assim como vários setores da economia, os eSports ganharam mais mercado graças ao aumento da tecnologia e do crescimento de plataformas de streaming, além, é claro, do aumento gradual do interesse dos investidores e do público. Os primeiros títulos desse tipo começaram a surgir ainda nos anos 90, em um formato um tanto quanto diferente do que conhecemos hoje. Títulos como “Counter-Strike” e “StarCraft” ajudaram a abrir os caminhos para este mercado promissor que, com o passar dos anos, ocupou um significativo espaço no Brasil.
Já com o avançar dos anos 2000, títulos importantes surgiram e consagraram esse sucesso. É o caso de League of Legends, por exemplo. Esse título foi um dos principais no sentido de dar visibilidade a este segmento e, principalmente a partir dele, começaram a surgir as lives em plataformas de streaming, como o Twitch e Youtube. Assim, esse tipo de game tornou-se acessível para qualquer pessoa que tivesse uma simples conexão com a internet.
O Brasil é conhecido por sua adoração pelo esporte e, logicamente, no mundo dos esportes digitais isso não seria diferente. Especialmente jovens adultos acabam formando a maior base de fãs dessa categoria, embora esse tipo de conteúdo também seja consumido por pessoas mais velhas.
Além dos clássicos que citamos no parágrafo anterior, outros títulos encontram no Brasil um público bastante fiel. Free Fire, FIFA e PES são bons exemplos disso. Os dois últimos, inclusive, trazem como temática a maior paixão nacional brasileira: o futebol. Logo, não é difícil compreender o porquê fazem tanto sucesso, entre tantas pessoas e em tantos locais ao longo de toda a extensão territorial do Brasil.
Esse tipo de jogo, para muitos, não é apenas um simples Hobby. Não é difícil encontrar, em uma busca rápida na internet, nome de jogadores ou entusiastas que fizeram carreira por meio dos eSports, principalmente impulsionados por lives e outros tipos de conteúdos produzidos a partir dos jogos.
Algumas plataformas como Youtube e Twitch foram as principais propulsoras destes movimentos, contribuindo para o engajamento dos jogadores e para geração de renda a partir dos conteúdos produzidos com ou para os jogos – um case interessante a ser explorado e estudado em profundidade.
O crescimento deste mercado também impactou a forma como as pessoas se identificam com esportes e competições. Afinal, muitas vezes a limitação para participação em um esporte pode ser física e, no mundo de eSports, isso não acontece – mesmo quando o tema central do jogo não é um esporte.
Os esportes e jogos competitivos digitais conquistaram um lugar bastante sólido no mercado de entretenimento no brasil. Mercados como o de apostas também têm crescido no ambiente digital, assim como visto em outros países, como o de apostas online angola, na África. No entanto, embora o mercado digital tenha crescido, também existem alguns desafios a serem enfrentados, especialmente pela falta de infraestrutura ou pela dificuldade do acesso a internet em algumas regiões.
Além disso, quando falamos em eSports ou torneios realizados a partir de jogos, ainda há um estigma de que competições virtuais não sejam “competições reais”, tópico que ainda precisa evoluir e romper barreiras para que se tornem ainda mais populares. Apesar disso, no Brasil, o futuro dos eSports parece bastante promissor, especialmente quando levamos em conta alguns avanços tecnológicos que estão em andamento ou previstos para os próximos anos. Certamente serão cruciais para que este mercado possa crescer ainda mais e superar outras barreiras – que talvez nem sejam conhecidas até então.