Início Geral

Implanta??o da Rob?tica na rede estadual ? tema de palestra na Robocup

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, proferiu, na manhã desta terça-feira (22), palestra na Robocup 2014 (Copa do Mundo de Robótica), abordando o tema “A Robótica frente aos desafios educacionais: mudança de realidades”. Na ocasião, ela destacou a participação da rede estadual paraibana na competição com menos de um ano da implantação da robótica nas escolas. A Robocup é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que está acontecendo pela primeira vez no Brasil, no Centro de Convenções em João Pessoa.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a secretária Márcia Lucena, houve muitas críticas quando foi implantada essa tecnologia nas escolas. “Diziam que as escolas estavam caindo, então por que inserir laboratório de informática, tablet, robótica? As escolas podem estar caindo, mas as pessoas que estão ali dentro precisam ser levantadas”, enfatizou.

Ela lembrou que a estrutura de algumas escolas é de 50 anos atrás e as reformas estão sendo feitas, mas outros investimentos não podem esperar. “Invadimos a educação com tecnologia, porque nós temos pressa, a juventude tem pressa, a sociedade tem pressa. Caso contrário, para onde irão os nossos estudantes, se não tiverem acesso à tecnologia, teríamos que criar um planeta à parte para o analfabeto tecnológico? Por isso, estamos dando a oportunidade de estarem inseridos nesse mundo”, comentou.

O ensino da robótica na rede estadual é desenvolvido atualmente com 150 laboratórios em escolas de 101 municípios, beneficiando 4.838 professores e 137.727 alunos. Os laboratórios foram adquiridos, buscando promover ao educando do Ensino Médio o estudo e o aprofundamento de conceitos, conteúdos e temáticas das áreas do conhecimento, bem como fortalecer a apreensão de conteúdos específicos, o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual, uma vez que aprimora a capacidade de concentração, autoestima, consciência crítica, relacionamento interpessoal, comunicação e motivação pela pesquisa científica e conhecimento lógico.

A aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Otávia Silveira, de Mogeiro, Silvanessa Guedes, disse que esse é para ela um momento novo e muito interessante, por ter a oportunidade de conhecer a robótica e utilizá-la para evolução da criatividade. “O ensino da robótica em sala de aula melhorou meu aprendizado e o contato com os colegas, para o trabalho em equipe”, observou.

Este ano, a Paraíba esteve em segundo lugar no ranking de participação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com 285 equipes, sendo 1.140 alunos. Na Paraíba, 44 Escolas Estaduais distribuídas em 33 Municípios, com maior destaque para os Municípios de Campina Grande (19 Equipes) e João Pessoa (57 Equipes) enviaram 448 equipes da rede estadual.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.